domingo, 30 de setembro de 2018

Artigo de Flávio Dino: Maranhão contra o câncer de mama




Desde 2015, temos trabalhado em políticas de saúde em favor de toda a sociedade maranhense, procurando levar serviços para quem antes era obrigado a se deslocar centenas e centenas de quilômetros para ser atendido. Não é diferente no caso do combate ao câncer de mama, tema do Outubro Rosa que se inicia esta semana.
Com apoio da Vale e uma parceria com o Hospital de Barretos, referência no tratamento ao câncer, temos hoje um serviço móvel muito eficiente. Essa foi a forma que encontramos de levar atendimento a mais de 150 municípios do estado que não tinham como realizar exames preventivos. Em três anos e meio, só com a Carreta da Mulher, pudemos atender mais de 67 mil mulheres.
Além do trabalho das equipes municipais, na rede estadual de saúde realizamos mais de 150 mil exames com mamógrafos, além de palestras educativas, fundamentais para o reforço da cultura da prevenção. Em relação ao câncer de colo de útero, a rede estadual de saúde realizou mais de meio milhão de exames preventivos.
No combate ao câncer em geral, implantamos a radioterapia e instalamos a 1º Unidade de Oncologia Pediátrica em Imperatriz, com leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI, além de consultas médicas especializadas, exames laboratoriais e diagnósticos por imagem, garantindo o tratamento a crianças de mais de 40 municípios da região, que antes precisavam se deslocar para serem atendidas.
Em São Luís, após a inauguração do Hospital de Ortopedia e Traumatologia (HTO), o Hospital Geral, que também atendia a estas especialidades, passou a funcionar exclusivamente como Hospital do Câncer, devidamente reformado e equipado para esse tipo de tratamento. Desenvolvemos também o Projeto Bem Acompanhado, realizado com foco nos acompanhantes dos pacientes, por meio de atividades lúdicas, dinâmicas, entretenimento e exercícios físicos.
E instalamos a Casa de Apoio ao Hospital do Câncer, espaço de acolhimento aos pacientes e seus familiares durante o tratamento, quando oriundos de outras cidades. A Casa, que fica nas proximidades da unidade hospitalar, dispõe de dormitórios, espaços de convivência, sala de leitura e refeitório, onde são servidas as principais refeições gratuitamente.
No início do ano, também inauguramos a Unidade de Oncologia do Hospital Macrorregional de Caxias, servindo a mais de 13 municípios da região, com capacidade para realizar mais de 400 procedimentos quimioterápicos por mês, e estrutura completa de serviços de prevenção e tratamento do câncer.
Em convênio com o Hospital Aldenora Bello, investimos na ampliação física da unidade e na aquisição de equipamentos para radioterapia e mamografia, para garantir o aumento da capacidade de atendimento no tratamento oncológico.
São ações de um governo que trata a saúde da mulher como deve ser tratada: prioridade de um governo que cuida das pessoas. Das muitas batalhas travadas na missão de governar o Maranhão, a de garantir condições adequadas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer é uma das que temos empenhado muitos esforços. Muito ainda temos que avançar. Conto com a participação de todos no Outubro Rosa e vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais os nossos serviços públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário