sábado, 27 de outubro de 2018

“Aqui no Maranhão, vamos dar uma surra no soldado covarde”, diz Flávio Dino

Não nos custa lembrar o quanto é difícil escrever com medo, falar com medo, pensar com medo.

JM Cunha Santos


O Brasil tomará, amanhã, uma das decisões mais importantes de sua existência desde que as naves portuguesas cruzaram os oceanos e aqui chegaram. E a gente já sente o peso do medo que cerca a Nação com o despontar da candidatura de Jair Bolsonaro, um homem que faz apologia da tortura e do nazismo e que considera bem-vindos grupos de extermínio que atuam no Brasil.
Sem nenhum respeito pelas instituições democráticas, ofende a Justiça, apega-se a preconceitos de raça e gênero, sustenta-se na xenofobia e pretende resolver as crises política e econômica do país através da violência. O sonho da construção de uma Nação de paz, os sonhos da opção pelos pobres, encastelam-se dentro de um discurso aterrador de ameaça a todas as liberdades.
Mas não podemos, nem devemos viver com medo. Precisamos ter coragem para enfrentar essa pregação fascista que paira sobre nossas cabeças como uma espada de Dâmocles, eterna e pronta a desabar. O Maranhão, graças a Deus, se mantém fora dessa rota de terror. Como disse o governador Flávio Dino “Aqui no Maranhão vamos dar uma surra no soldado covarde, no fascismo, na ditadura e defender a democracia”.
E que assim seja em todo o país. Não nos custa lembrar o quanto é difícil escrever com medo, falar com medo, pensar com medo. O que aqui se anuncia como linchamento virtual da imprensa, estará a um passo do linchamento físico se essa candidatura vencer. O ano de 2018 registrou 137 casos de agressões contra jornalistas, dentre estes 62 casos de agressões físicas. Este não é um caminho de luz. É o breu da escuridão sem lamparinas. Um homem que se revela disposto a matar 30 mil pessoas, não se importando em ceifar vidas de inocentes, que defende o mais abominável de todos os crimes, a tortura, não pode ser o chefe de uma Nação de paz.
Em nenhum momento na história a violência institucional fez prosperar nada no mundo. Num país em que 65 mil pessoas são mortas todos os anos, em que a juventude se mata em praça pública, ele quer mais armas nas ruas, nas casas e nos corações. Isso é pior que toda a corrupção, porque representa a corrupção dos sentidos, a transformação de homens em feras e uma ofensa inominável à vontade de Deus.
Em oração, contritos, devemos lembrar de outros tempos em que era proibido pensar, divergir, dizer e, em muitos casos era proibido até cantar. E votar, de corações limpos, para que esses tempos não voltem nunca mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário