sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

“Após escândalo do clã, Moro deve estar pensando em voltar para casa”, diz Flávio Dino

Por Brasil 247


"Após escândalo do clã, Moro deve estar pensando em voltar para casa". A declaração é do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em entrevista exclusiva à TV 247 na manhã desta sexta-feira (18). Ele falou sobre o constrangimento do ministro da Justiça, às voltas com os esquemas escusos e irregularidades do governo, em especial o escândalo de Fabrício Queiroz, apontado como caixa do clã Bolsonaro. Dino acredita que, ao solicitar a paralisação das investigações sobre o esquema Queiroz-Bolsonaro ao STF "Flávio assume participação nos eventos". O governador do Maranhão foi juiz entre 1994 e 2006, quando deixou a magistratura para concorrer à Câmara dos Deputados -foi aprovado em primeiro lugar no mesmo concurso do qual participou Sérgio Moro. "Eu tenho impressão que, nessa madrugada, Moro ficou olhando para o teto pensando em como voltar para Curitiba. Ele construiu uma imagem de combatente e inflexível no combate à corrupção ", ironizou.
Com seu olhar de jurista e político, seria uma aberração se o STF garantisse o foro privilegiado a Flávio Bolsonaro, pois o insitituto é "prerrogativa de função" e não de pessoas. Como os fatos investigados ocorreram "antes de Flávio torna-se senador", observou, a concessão do foro privilegiado seria uma transgressão jurídica. 
Segundo afirmou Dino, existem vários questionamentos jurídicos e políticos sobre os esquemas envolvendo Queiroz. "A questão ganha um novo patamar a partir do momento que a família Bolsonaro leva a investigação para dentro de casa. Quem fez o recurso ao Supremo não foi o Queiroz, foi o Flávio Bolsonaro. Logo, ele reconhece que tem uma participação nos eventos", avalia. 
Ele diz que ainda "ocorrerão desdobramentos bastante agudos" para o clã Bolsonaro e o ex-assessor parlamentar. 
Politicamente, o governador acredita que houve uma "fragilização do discurso de combate à corrupção" que foi um dos motes do bolsonarismo: "Por mais que governo mande ao Congresso leis de endurecimento de penas, fica difícil sustentar a aprovação desses projetos na medida em que a prática do núcleo do poder diverge do discurso. Ocorreu uma trinca neste pilar". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário