terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Flávio Dino entrega estrada de Paulino Neves e coloca a região na rota do turismo brasileiro



Governador entrega estrada entre Barreirinhas e Paulino Neves. (Foto: Nael Reis)
A Rota das Emoções está mais rápida e mais fácil do que nunca. Primeiro, foi a ponte sobre o Rio Novo, em Paulino Neves, entregue em 2017. Agora, nesta terça-feira (15), o governador Flávio Dino entregou a MA-315, rodovia que liga o município até Barreirinhas.
A Rota das Emoções inclui os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, num trajeto cheio de belezas naturais. Quem vinha do Ceará e do Piauí tinha dificuldade de fazer o trecho entre Paulino Neves e Barreirinhas, que era tomado pela areia. Isso afastava turistas. Agora toda a região está integrada à rota do turismo brasileiro.
São 38 quilômetros de asfalto e bloquetes, que respeitam os aspectos naturais da região. Por isso, é a primeira ecorodovia do Maranhão.
“Queremos que essa estrada e a ponte sejam o ponto de partida de um ciclo de desenvolvimento para toda a região dos Lençóis Maranhenses, para que as cidades estejam integradas àquilo que Barreirinhas já vivencia, que é a presença de milhares de turistas todos os anos”, afirmou o governador Flávio Dino. “Isso vai gerar mais emprego e renda”, completou.
Flávio acrescentou que “estamos colocando Paulino Neves na rota do Brasil. Às vezes demora um tempo para entender isso. Paulino Neves antes fazia parte da rota do Maranhão. Hoje, com a ponte e a estrada, faz parte da rota turística do Brasil”.
O governador lembrou que a estrada é também o resultado da parceria do poder público com o setor privado. A Ômega Energia trabalhou com o Governo na implantação do calçamento de cerca de 10 km no perímetro urbano entre os povoados.
Muito mais rápido


Sem a estrada e sem a ponte, percorrer o trecho entre Barreirinhas e Paulino Neves com carro sem tração exigia uma grande volta, de aproximadamente 3 horas e meia. Agora, o percurso pode ser feito em meia hora.
Um dos que passaram a economizar tempo e dinheiro foi Bernardo Marques, morador de Passagem Grande. De acordo com ele, antes levava mais de uma hora para chegar à sede de Paulino Neves. Agora, são 20 minutos: “Era areia brava. Aí começou a melhorar e ficou 100%”.
“Alavancou o turismo, e todo o comércio melhorou. A estrada foi um marco importante. Era muito difícil ir para Barreirinhas, tinha que ir pelas dunas, pela areia. Hoje vai de carro, de moto, de bicicleta”, disse Emanuel de Jesus, morador de Paulino Neves.
“A ponte liga essa região, que é de grande importância para toda a população desses povoados”, afirmou o prefeito de Paulino Neves, Roberto Maues.
Títulos de propriedade de terra
Em Paulino Neves, o Governo do Maranhão também entregou um sistema de água no povoado Jussara, além de certificados do Curso de Bombeiro Hidráulico e títulos de propriedade. Com os títulos, os moradores passaram a ter garantia da posse das terras.
“Foi um sonho alcançado. Esperamos a vida toda pela documentação para chamar essa terra de nossa. A partir de agora posso dizer que novas portas se abrem para que a gente possa produzir mais com melhor qualidade”, comentou o agricultor Raimundo Cabral, do povoado Buriti.
“Hoje Paulino Neves vivencia uma realidade muito diferente e muito melhor que quatro anos atrás”, declarou Flávio Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário