segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Alunos da rede pública lançam livro contra as drogas dentro de projeto do Ministério Público


Escolas da rede municipal de ensino de São Luís participaram, na manhã desta sexta-feira (20), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Maranhão, no Calhau, do lançamento do livro "Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas? – Poesias e desenhos reunidos". Sob a organização da promotora de Justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago, titular da 11ª Promotoria de Substituição Plena da Capital, o livro traz o relato de ações de prevenção e combate às drogas, feito por estudantes de escolas públicas municipais e estaduais de São Luís.
Tais ações de prevenção e combate às drogas foram desenvolvidas pelo Ministério Público do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís, a Biblioteca Pública Benedito Leite, entre outras instituições, nos anos de 2014 e 2015, em 13 escolas públicas da capital maranhense. Entre estas escolas cinco são da rede municipal de ensino – as Unidades de Educação Básica (U.E.Bs.) Bandeira Tribuzzi, Maria Alice Coutinho, Sá Valle, Ministro Carlos Madeira e Rosália Freire.
O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, representou o prefeito Edivaldo na solenidade de lançamento do livro, ao lado dos representantes do Ministério Público e demais entidades parceiras. "Destaco a grande preocupação da gestão do prefeito Edivaldo com a questão da violência nas escolas, onde o trabalho de prevenção às drogas tem sido constante. Projetos como Operários da Paz, desenvolvido na área da Cidade Operária e a parceria com a Polícia Militar do Maranhão, com o Programa de Erradicação às Drogas, desenvolvido em escolas da zona rural, de prevenção e combate à violência são exemplos", disse o secretário.
Segundo a promotora de Justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago, organizadora do livro, a campanha levou a uma grande reflexão sobre a situação da violência e do consumo de drogas na capital maranhense, especialmente nas escolas públicas. Disse que outras cidades do Maranhão também já participaram da campanha, com um alcance de mais de 10 mil alunos. "Conseguimos montar uma obra prima com as melhores poesias e desenhos dos estudantes das escolas públicas de São Luís que fizeram parte da campanha, e estamos muitos felizes com o resultado", assinalou.
OBRAS


Todas as poesias e desenhos reunidos no livro foram premiados pela Campanha de mesmo nome do livro: "Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?". Das 36 poesias, 14 são de autoria de estudantes das unidades da rede municipal, e dos 35 desenhos premiados, 13 são também da rede.
A maioria dos estudantes que participou da campanha já concluiu o Ensino Fundamental e enfrentam, agora, os desafios do Ensino Médio, com a clara certeza de que "todo o cuidado é pouco quando se trata de drogas", alerta a jovem Bruna Rodrigues Gomes.
Bruna Gomes, hoje com 16 anos, foi aluna, em 2014, do 7º ano na U.E.B. Ministro Carlos Madeira, na área Itaqui-Bacanga. A sua poesia, "Almas Penadas", ganhou o primeiro lugar na campanha desenvolvida no segundo semestre do referido ano.
Acompanhada da gestora adjunta da U.E.B. Carlos Madeira, Dorivane Oliveira, Bruna se diz lisonjeada de ter seu nome e poesia inseridos no livro. "Fiquei muito feliz em saber que tudo o que desenvolvemos durante a campanha não ficou no esquecimento. Aprendi muitas coisas naquela época que vou levar pro resto da vida", fala a estudante.

A professora Dorivane lembra do grande engajamento dos alunos, que contaram também com o acompanhamento dos professores. "Houve dedicação de ambas as partes, o que levou a campanha a ter excelentes resultados", assinala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário