domingo, 7 de janeiro de 2018

Construção de hospitais está entre compromissos cumpridos por Flávio Dino, mostra G1



Entre os compromissos cumpridos que fizeram de Flávio Dino o governador mais eficiente do país, está a construção de hospitais regionais, segundo pesquisa nacional feita pelo portal G1, do Grupo Globo.
De acordo com o levantamento do G1, Flávio Dino já cumpriu ou está cumprindo 92% dos compromissos de campanha. Isso o coloca como governador mais eficiente em todo o Brasil. Ele também aparece no topo de uma lista com governadores, prefeitos de capital, presidente da República e ex-governantes. São 60 políticos no total. (Veja aqui: http://especiais.g1.globo.com/maranhao/2015/as-promessas-de-dino/#!/3-anos)
O G1 lembra que, entre as propostas feitas por Flávio antes de assumir o Governo do Maranhão estava “implantar um projeto de reestruturação regionalizada dos serviços assistenciais – hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios, consultórios, etc. – de referência nas especialidades de média e alta complexidade”.
Os jornalistas do portal foram checar e avaliar o que aconteceu desde então. “O projeto foi implantado”, conclui o G1.
“Foram entregues seis hospitais macrorregionais localizados nas cidades de Imperatriz, Balsas, Caxias, Bacabal, Santa Inês e Pinheiro e o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, em São Luís, o que atende diferentes regiões do estado”, diz a pesquisa.
E acrescenta: “Teve ainda a Unidade de Oncologia Pediátrica, em Imperatriz, e a Casa de Apoio Ninar, em São Luís, esta para tratar de crianças com microcefalia, por exemplo. Em Balsas, houve o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, que depois teve unidade implantada em São Luís. No local, mulheres recebem orientações e métodos contraceptivos (uso de camisinha, inserção de DIU e laqueadura)”.
“O governo informa ainda que o centro realiza acompanhamento de casos de aborto e violência sexual. Neste âmbito, há ainda o Centro de Especialidades Médicas de Barra do Corda e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em execução, por meio da entrega de 117 unidades para atendimento socioassistencial de média e alta complexidade”, continua.
Mais realizações
Além do que foi exposto pelo G1, há outras ações já concretizadas na Saúde. Entre elas, a entrega de mais de 140 ambulâncias para recompor a frota da Saúde dos municípios.
A Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) atua nas 30 cidades menos desenvolvidas do Estado, fazendo consultas em casas de povoados isolados e promovendo a diminuição da mortalidade infantil e materna, além da redução das complicações provocados pela hipertensão e diabetes.
Na Rede de Atenção Psicossocial, destaca-se a liberação de recursos para mais de 10 municípios, consolidando a Rede de CAPs em todas as Regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário