quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Praças de São Luís reformadas e ampliadas viram áreas de lazer e convivência



Praças da capital estão recebendo obras de revitalização executadas pela Prefeitura de São Luís, que vêm transformando estes espaços públicos em áreas mais adequadas ao convívio social, à diversão de crianças e a prática do esporte e lazer. São ações de reforma, ampliação e construção de novos espaços em vários bairros da capital. Em alguns casos, áreas abandonadas que serviam como lixões viraram espaços de convivência beneficiando milhares de pessoas.
Com obras em andamento, mais quatro praças recebem serviços de requalificação. A Quinta do Macacão, como é conhecido popularmente a praça localizada na Rua Celso Magalhães, Centro, é uma destas. A praça fica ao lado da U.E.B. Bernardina Spíndola. A área vai ganhar quadra de esportes, coreto, academia e área verde, novos bancos, playground, área de contemplação, academia de saúde, área para estacionamento e jardim. Para acessibilidade, serão construídas rampas.
Os trabalhos se concentraram no reboco de paredes e complemento de piso que será todo em concreto. Após, as equipes prosseguem com a instalação de itens da academia, playground e quadra de esportes; serviços de jardinagem e paisagismo; instalação dos bancos; e construção de sarjeta.
No bairro Parque Shalom, a praça de mesmo nome também recebe obras da Prefeitura. Considerada referência em lazer e entretenimento, a praça estava em desuso por ter sido alvo de vandalismo e ponto de consumo de drogas. A Prefeitura está reestruturando a área de pouco mais de seis mil metros quadrados com a construção de passeio, novo piso, coreto, meio fio, rampas de acesso, além da reforma da quadra poliesportiva, plantio de grama e ajardinamento.
"Este conjunto de obras integram um amplo plano de trabalho da Prefeitura para recuperação de praças e demais espaços públicos, conforme determinação do prefeito Edvaldo. A comunidade se integra a este planejamento como apoiadora e cuidando do que lhe pertence. São intervenções necessárias para a garantia do lazer e interação das comunidades", destaca o presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Borralho.
As praças Bacurizeiro (Vila Embratel), Roseira (Anjo da Guarda) também estão sendo revitalizadas. Todas vão ganhar passeio, novo piso, coreto, meio fio, rampas de acesso, quadra poliesportiva e serão gramadas. "Estes são os principais pontos de encontro e lazer de muitos moradores. O que antes era um local depredado e subutilizado, com as obras da Prefeitura está se tornando espaço para o lazer, a prática de esporte e a convivência", reiterou Luiz Carlos Borralho.
MORADORES FALAM DO BENEFÍCO PARA COMUNIDADE
O estudante universitário Roberto Serejo, 20 anos, que mora próximo à praça Quinta do Macacão, disse estar na expectativa pela conclusão da obra. "Quando compramos esta casa ficamos bastante satisfeitos em ver esse serviço acontecendo. Conheço o local e é muito bom saber que teremos esta estrutura para aproveitar com amigos e família, praticar um esporte e vai trazer segurança e tranquilidade para esta área. Que fique pronto logo", disse o jovem.

O aposentado Raimundo Nonato Silva, 63 anos, moradora há quase meio século no Centro, conta que sonhava ver um projeto de revitalização da praça. "Tenho meus netos e eles gostam de brincar aqui, mas agora, vai ter estrutura, vai ter espaço realmente bom para eles. A gente que é morador também vai ter um lugar iluminado e seguro para conversar no final das tardes. Aqui estava mesmo precisando dessa melhoria", pontuou. A última reforma na praça foi na década de 80 e contemplou apenas parte do equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário