quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Comunidade de Marajá do Sena recebe primeira escola de Ensino Médio da rede estadual



O Governo do Maranhão entregou, nesta quarta-feira (31), à população de Marajá do Sena, o primeiro prédio escolar de Ensino Médio da rede estadual de ensino, o Centro de Ensino Sérgio Dutra dos Reis. A obra integra as ações do Plano Mais IDH, criado para levar desenvolvimento e justiça social aos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.
A unidade escolar, construída pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), acolherá estudantes do anexo Centro de Ensino Rui Barbosa e atenderá os anseios dos alunos que antes passavam até três dias sem ir às aulas por conta das péssimas condições estruturais do prédio anterior.
“Quando chovia alagava tudo, perdemos por diversas vezes material didático e até computadores por conta das condições precárias do antigo prédio”, conta a professora de Língua Portuguesa da escola, Silvania Dias.


Com investimentos da ordem de R$ 996.458,61, a nova escola possui seis salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, sala dos professores, secretaria, diretoria, cantina, pátio, sala de professores, entre outros espaços.
Para a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Cíntia Karoline Vale Sousa, a construção da nova estrutura é a realização de antigo sonho. “Desde o 1º ano do Ensino Fundamental estudava na antiga escola, cuja estrutura não era adequada. Com esse novo prédio, sei que posso ter uma educação melhor. Essa nova escola abriu não só os meus horizontes, mas de todos os outros alunos”, diz Cíntia.
Já para a aluna Ronalva Tavares de Brito, a nova unidade escolar ajudará a melhorar, inclusive, o desempenho dos estudantes, além auxiliar na formação de cidadãos conscientes da valorização e preservação de um bem comum à toda comunidade escolar.
“Não é dever só dos gestores da escola, mas também nosso, como alunos, zelar por um patrimônio que é nosso. Se cuidarmos, será uma melhoria que servirá não só para nós, mas para nossos filhos”, afirma Ronalva.
Para o gestor geral do Centro de Ensino Sérgio Dutra dos Reis, Antônio Silva e Silva, a comunidade escolar de Marajá do Sena só tem a agradecer ao Governo do Estado pela obra, que encerra um ciclo de mais de dez anos com aulas ministradas em local inadequado, com recursos mínimos.
“Hoje nós estamos funcionando em um prédio que, além de belíssimo, está dotado de infraestrutura adequada para a prática escolar. É uma gratidão enorme ao governador Flávio Dino e ao secretário de Educação, Felipe Camarão, por essa estrutura que só vem beneficiar nosso trabalho docente e o aprendizado dos estudantes de Marajá do Sena”, agradece Antônio Silva.


Durante a solenidade de entrega do novo prédio, a gestora geral da URE de Bacabal, professora Iraide Martins, representando o secretário Felipe Camarão, falou aos presentes sobre o compromisso do governo estadual em oferecer condições dignas de trabalho em prol de uma educação de qualidade e do bem-estar da população maranhense.

“Esse é mais um importante passo dado pelo Governo Flávio Dino, essa valorosa obra, fruto da parceria do governo estadual e do governo municipal, que tem como objetivo maior beneficiar a educação do município. Esse é um espaço que se transformará não só em um Centro de Ensino, mas também em um espaço de acolhimento de toda a comunidade de Marajá do Sena”, finalizou Iraide Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário