sexta-feira, 20 de abril de 2018

Prefeitura de São Luís inicia obras de desobstrução de canal no Rio Calhau


Serviços, que seguem determinação do prefeito Edivaldo, têm como objetivo promover a limpeza do local e possibilitar o escoamento da água das chuvas, evitando pontos de acúmulo nas vias próximas

A Prefeitura de São Luís de São Luís iniciou, nesta quinta-feira (19), serviços de desobstrução de canal em um trecho do Rio Calhau, nas proximidades da Rua Coroatá, na Vila Conceição (Altos do Calhau). A área foi uma das mais afetadas pela enxurrada ocorrida por consequência dos temporais dos últimos dias na cidade. As obras estão sendo conduzidas por equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
No local, a Semosp utilizou máquinas escavadeiras de grande porte para fazer a retirada de entulhos, restos de vegetação e lixo jogados no leito do canal, causando entupimento e o represamento da vazão do leito. Por conta desse processo de obstrução, diversas ruas localizadas nas imediações do canal foram afetadas pelas chuvas. O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, destacou que o serviço da Prefeitura tem sido contínuo, para evitar novas ocorrências de pontos de acúmulo de água. 
"Por orientação do prefeito Edivaldo estamos intensificando o trabalho em diversas áreas da cidade, dando respostas rápidas aos problemas identificados, para reduzir os impactos do grande volume de chuvas que têm ocorrido na capital. O trabalho realizado no canal da Vila Conceição é mais um ponto trabalhado para evitar que as inundações na área ocorram novamente e dê mais tranquilidade aos moradores. Aqui, constatamos que o canal estava represado pelo acúmulo de dejetos. Por isso pedimos a população para fazer a sua parte não jogando lixo nos leitos dos canais e galerias, a fim de evitar transtornos para si próprios", observou o secretário.
AÇÕES


O trabalho realizado pela Prefeitura para dar vazão à água e conter a erosão provocada pelo volume intenso de chuva já foi realizado em diversas vias da cidade, como na Avenida Jerônimo de Albuquerque, por exemplo, em trechos nas proximidades da Curva do Noventa e elevado da Cohama. As obras nos locais incluíram a reconstrução das barreiras de contenção e a concretagem do espaço danificado, a fim de impedir que o avanço da erosão comprometa a via, uma das mais extensas e movimentadas da cidade. Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Edivaldo na noite de segunda-feira (16).
Também na Curva do Noventa foi executada a limpeza do canal, com a remoção e entulhos que estavam comprometendo o sistema de drenagem. A limpeza de canais foi realizada, ainda, na Divinéia, na Avenida Argentina; e no quartel da Polícia Militar do Maranhão. O trabalho foi realizado com auxilio de retroescavadeira. Na Avenida Argentina, a ação da Prefeitura atende a uma demanda da população. Moradores do bairro aprovam a desobstrução do canal e o serviço de recuperação de bueiro que está sendo realizado na área.
Com o trabalho de desobstrução do sistema de drenagem, a Prefeitura visa eliminar os pontos de acúmulo de água que foram identificados, prevenindo novas ocorrências. Para manutenção da rede estão sendo realizados ainda os serviços de limpeza manual e mecanizada de canais e galerias. Com o caminhão hidrojato, a Semosp atua desobstruindo a passagem das águas pluviais por bueiros e galerias. 

O aposentado Hermínio Ribeiro, 71 anos, relatou a importância do serviço para reduzir os problemas enfrentados pelos moradores na Rua Coroatá, na Vila Conceição (Alto do Calhau), que foi afetada pela enxurrada. "Creio que com essa obra vai melhorar muito, principalmente no sentido de não permitir que a água fique represada no canal e inunde a rua novamente. Mas as pessoas precisam parar de jogar lixo no canal, porque esse é o motivo dele transbordar e encher tudo aqui", disse.
A vizinha do Seu Hermínio, a dona de casa Raimunda de Melo, 57 anos, tem opinião similar. "O problema da falta de vazão era o que mais implicava aqui quando chovia. Minha casa foi uma das afetadas pela inundação. Agora acredito que esse serviço vai resolver o problema", observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário