segunda-feira, 25 de junho de 2018

Trabalho de equipe

JM Cunha Santos


Em seus artigos semanais, o governador Flávio Dino costuma evidenciar com orgulho o trabalho de sua equipe, o que faz sem destacar que este ou aquele escalão seja mais ou menos importante que o outro. E é de fato, um trabalho que se confirma com a presença do governador nas centenas de inaugurações ou início de obras importantes para cada região ou municípios.
Em sucessivos périplos por dezenas de cidades do Maranhão, o governo do Estado inaugurou e deu início a obras sem dúvida marcantes e há muito tempo necessárias, cujas ausências denunciavam a quanto abandono este povo foi relegado, durante décadas, pela mesquinharia administrativa de governos que visaram apenas os interesses de grupos e familiar.
Num estado finalmente livre da corrupção, 2.500 km de asfalto saltam aos olhos de uma população que durante tanto tempo chafurdou na lama das estradas, ruas e avenidas intransitáveis, hospitais regionais repõem o ideário de salvaguardar a saúde pública e mais de 700 escolas dignas ensinam que fora da educação não há possibilidade de desenvolvimento nem perspectiva de futuro.
Em seu último artigo “ O trabalho como valor fundamental”, mais uma vez, o governador destaca a força e o denodo de uma equipe que, com uma visão avançada e humanizada da administração pública, rompe as fronteiras do comodismo e da insuficiência e dá força ao pacto social que, nesse Estado, vence a crise econômica do país. Só para citar alguns exemplos, a Força Estadual de Saúde, as ambulâncias, as máquinas agrícolas, as viaturas e o policiamento que chegam, se me permitem poetizar um pouco, a mares nunca d’antes navegados no Maranhão.
Muda-se, assim, toda uma cultura política enviesada que fez do Maranhão o estado mais atrasado do país, patrocinou a pobreza absoluta e não moveu um dedo para melhorar os terríveis indicadores sociais que se noticiavam mundo afora, tais como os de mortalidade infantil e mortalidade materna.
E trata-se, aqui, do fazer muito com pouco, bem diferente do fazer nada com muito que marcaram governos de triste memória como os de Roseana Sarney e Edison Lobão. E tudo isso acontece porque há uma equipe que, de fato, trabalha, não embaralha, uma equipe que não se preocupa com riquezas pessoais e privilégios, uma equipe que se dedica ao desenvolvimento do Estado e, sem nenhuma dúvida, se esforça pelo bem estar do povo do Maranhão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário