quinta-feira, 26 de julho de 2018

50 escolas de tempo integral. Das duas uma: ou Flávio Dino é muito bom ou os Sarney são ruins demais

JM Cunha Santos



O Maranhão viveu 50 anos de um vazio administrativo sem precedentes, talvez na história do mundo. Como explicar que não existisse até o ano de 2015 uma única escola em tempo integral do Estado, passados aí uma récua de governos ligados aos Sarney? E isso quando o mundo e o Brasil descobriam que os efeitos positivos das escolas de tempo integral na educação dos jovens superava todos os métodos didáticos e acadêmicos já intentados, avaliados e implantados pelo magistério.
Incompetência? Diletantismo governamental? Debilidade gerencial crônica? Inapetência administrativa coletiva? Corrupção? Raiva do povo? O que, afinal, projetou o modelo político aqui inaugurado pelo sarneisismo na direção de um marasmo tão daninho que não lhes deixava perceber que, afinal, fosse a que custo fosse, estavam governando?
Poder-se-ia intuir que eles não souberam que a educação integral é garantia de desenvolvimento – intelectual, físico, psicológico, moral e simbólico do aluno. Mas não pode. São doutores, são políticos e, portanto, muito bem informados sobre tudo o que acontece nesse mundo.
Foram necessários apenas 3 anos e meio de governo para que o Dr. Flávio Dino inaugurasse quase 50 escolas em tempo integral, o que está registrado na aferição do G1 sobre os governos estaduais. Entenda-se: para agora e para o futuro, o Maranhão ganhou luz, saiu da escuridão, tornou-se um projeto perene contra o analfabetismo e o analfabetismo funcional.
É possível imaginar que, governando tanto tempo, Roseana Sarney nunca dispôs de recursos para construir pelo menos uma, uma que fosse escola de tempo integral?
E não há como não pensar que em matéria de educação o Maranhão ainda seria o mesmo desastre se o sarneisismo continuasse a governar.
50 escolas de tempo integral. Das duas uma: ou Flávio Dino é muito bom ou os Sarney são muito ruins; ou as duas coisas juntas, o que nos parece muito mais provável e inequivocamente real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário