segunda-feira, 22 de abril de 2019

Flávio Dino, Jefferson Portela e as vitórias da segurança pública


Enquanto as aves de mau agouro esvaziam montanhas de esferográficas calculando improbabilidades, os investimentos em inclusão social, educação e segurança intuem um futuro ainda menos violento no Maranhão.

JM Cunha Santos


No ano de 2016, em frente ao Palácio dos Leões, quando da entrega de tantas entre as 1.000 novas viaturas hoje à disposição das polícias Civil e Militar, ouvi o governador Flávio Dino afirmar: “este será o ano da segurança pública no Maranhão”. Estava aberto o caminho para a mais drástica redução nos índices de criminalidade da história desse Estado e garantidos investimentos que mudariam a terrível fase de terror vivida nos anos de 2013 e 2014.
A seu lado, o secretário Jefferson Portela, o cérebro responsável e organizador da implantação de inusitadas políticas de segurança pública no Estado, nos âmbitos das Polícias Civil e Militar, já tinha o que comemorar, mas sabia o tamanho do desafio à sua frente: era preciso vencer a inércia policial no combate ao crime, provocada por histórica ausência de investimentos em segurança pública, péssimos salários dos policiais, contingente militar e civil reduzidos, ausência de promoções, terceirizações dirigidas que sucateavam o Sistema de Segurança e premiavam o crime organizado; era preciso combater a ineficiência nas investigações, a modorra tecnológica, a negligência administrativa para com as forças policiais e mudar a cultura de que a segurança pública é apanágio das elites e não dever do estado para com todos os cidadãos.
O terror de 880 assassinatos em 2013 e incríveis 988 em 2014 (Governo Roseana Sarney) já vinha sendo corrigido. Em 2015, esse número caiu para 911 (8%); em 2016 para 743 (23 %); em 2017 para 592 (26 %) e chegamos a 2018 com 362 homicídios, uma redução de 64 % de Crimes Violentos Letais Intencionais em quatro anos. E registre-se que em todo esse período houve um único e solitário caso de latrocínio.
Deu-se, assim, a conquista do improvável. A Grande São Luís, apontada, até o ano de 2014, por organismos internacionais, como a décima quinta cidade mais violenta do mundo, dominada, a partir do Complexo Penitenciário, por facções criminosas, recupera suas tradições de paz e hospitalidade e já não apavora os turistas que fugiam daqui como o diabo da cruz.
Enquanto as aves de mau agouro torcem os dedos, esvaziam montanhas de esferográficas, calculam e recalculam improbabilidades, na tentativa de convencer o leitor do contrário, as políticas de inclusão social do governo do Estado, (Programa Mais IDH) os inéditos investimentos em educação pública (Programa Escola Digna) e mais ainda em segurança, como das vontades do governador Flávio Dino e do secretário Jefferson Portela, intuem um futuro de violência ainda menor e maior eficiência das políticas de segurança pública no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário