segunda-feira, 10 de junho de 2019

LULA É INOCENTE. MORO É CULPADO

Site revela que o juiz colaborou secretamente com os procuradores para montar a acusação contra Lula. Veja o que disseram o ministro Marco Aurélio, do STF, o ex-candidato do PT, Fernando Haddad, o governador do Maranhão, Flávio Dino, o editor do The Intercept Brazil, Glenn Greenwald e o deputado Márcio Jerry sobre este que está sendo considerado o maior escândalo do Poder Judiciário na história da República brasileira.

JM Cunha Santos


O site The Intercept Brazil revelou, ontem, através de documentos secretos, que o juiz Sérgio Moro colaborou com os operadores da Operação Lava Jato para montagem da acusação contra Lula, instruindo e dando pistas ao procurador Deltal Dallagnol, agindo fora da lei contra o ex-presidente.
O site divulgou também mensagens privadas trocadas entre Moro e procuradores da Lava Jato. “Não é muito tempo sem operação”, perguntou Moro, revelando pressa na condenação de Lula. “A fonte é seria”, disse também Moro, orientando a investigação.
O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, já se pronunciou sobre a divulgação das mensagens afirmando que a colaboração entre Moro e Dallagnol “Coloca em dúvida, principalmente ao olhar do leigo, a equidistância do órgão julgador, que tem de ser absoluta. Agora, as consequências eu não sei, temos que aguardar”.
Segundo a revista Forum, a série de reportagens divulgada neste domingo, revela conversas de Sérgio Moro e Dallagnol que mostram atuação conjunta dos dois para impedir uma vitória eleitoral de Fernando Haddad, antecipar a prisão de Lula e até mesmo apresentar provas consideradas inconsistentes”.
As consequências ainda estão por vir, mas atores políticos e jurídicos já estão pedindo a renúncia do hoje ministro da Justiça, Sérgio Moro, a instalação de uma CPI para investigar a Operação Lava Jato (agora conhecida como Lava Fatos), ações devem desembarcar na Justiça a partir do dia de hoje, advogados cobram uma postura firme da OAB pela demissão de Moro.
O deputado Rogério Correia, do PT de Minas Gerais, chegou a afirmar que Sérgio Moro e Dallagnol formaram uma quadrilha para prender o presidente Lula sem provas, fraudar as eleições e assaltar o Brasil.
Na melhor descrição dos acontecimentos, o site The Intercept Brazil afirma que Sérgio Moro e Deltan Dallagnol trocaram mensagens de texto que revelam que o então juiz federal foi muito além do papel que lhe cabia. Segundo o site “Moro sugeriu ao procurador que trocasse a ordem das fases da Lava Jato, cobrou agilidade em novas operações, deu conselhos estratégicos e pistas informais de investigação, antecipou pelo menos uma decisão, criticou e sugeriu recursos ao Ministério Público e deu broncas em Dallagnol como se fosse um superior hierárquico dos procuradores e da Polícia Federal.
As mensagens de Telegram trocadas entre Sérgio Moro e procuradores mostram que eles tramaram em segredo para impedir a entrevista de Lula antes das eleições, temendo que a entrevista ajudasse Haddad. O candidato do PT em 2018, Fernando Haddad, declarou pelo twiter: “Podemos estar diante do maior escândalo institucional da História da República. Muitos seriam presos, processos teriam que ser anulados e uma grande farsa seria revelada ao mundo. Vamos acompanhar com toda cautela, mas não podemos nos deter. Que se apure toda a verdade”.
Através de manifestações em sua página no twiter o governador do Maranhão, Flávio Dino, hoje um dos líderes das forças democráticas no Brasil, disse que “Os fatos revelados são de inédita gravidade na história do Judiciário e do Ministério Público. Todos aguardam explicações das pessoas mencionadas nas reportagens. E a apuração pelas autoridades competentes”. Criticou também a nota da “Força Tarefa da Lava Jato” considerando-a contraditória com o que eles sempre disseram e escreveram sobre liberdade de informação e primazia do interesse público sobre a intimidade.
O deputado federal Márcio Jerry, garantindo que o PC do B vai cobrar explicações na Câmara Federal, disse que “Moro e Deltan Dallagnol passam de acusadores e julgadores implacáveis a suspeitos de utilizarem os cargos com o objetivo de fazerem perseguição política”.
O jornalista editor do The Intercept Brazil, Gelnn Greenwald, um dos herdeiros do Wikileaks comentando a nota da Força Tarefa da Lava Jato declarou que “O MPF emitiu uma longa declaração sobre nossa reportagem que não negou nada que nós publicamos, incluindo os piores atos deles e confirmou que o material no nosso arquivo é autêntico, o que nós já sabíamos. Disse mais que “Ironicamente, as mesmas pessoas que divulgaram as conversas privadas de Lula – incluindo algumas que não tinham nada a ver com assuntos de interesse público – agora estão tentando se colocar como vítimas de uma terrível invasão de privacidade. Lembra”? Em uma última declaração diz que “Os promotores da Lava Jato não são vítimas; esta reportagem mostra: eles são o oposto.
 A Força Tarefa do bolsonarismo nas redes sociais, que atua desde as eleições, está pedindo a cassação do visto brasileiro de Grenwald, o que só reforça a tese de que, no fim, Lula é Inocente e Sergio Moro é culpado. Culpado, inclusive, de prevaricação no exercício do cargo de juiz federal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário