terça-feira, 3 de setembro de 2019

Prefeito Edivaldo Holanda Júnior reage contra vandalismos, depredações e violências no Centro Histórico

JM Cunha Santos


Ao reunir órgãos municipais para prevenir a ocupação desordenada do Centro Histórico, atos de vandalismo e depredação do patrimônio público, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior toma uma decisão que precisa nortear para sempre toda a organização administrativa.
É execrável que se promovam ataques indiscriminados ao patrimônio do povo, principalmente num momento em que o Centro de São Luís passa por um histórico processo de revitalização física, resgate cultural e humanização dos espaços, nos lúdicos encontros ungidos pela arte ludovicense e que tanto enaltecem a diversidade cultural da capital do Estado.
Mais execrável ainda é que atos de violência, disputas entre facções criminosas, venham toldar, manchar de sangue movimentos de erudição, diversão e entretenimento, a exemplo da Feirinha de São Luís, que hoje representam uma reconquista do que há de mais superior na alma da cidade patrimônio cultural da humanidade. A meu ver, é simplesmente caso de polícia. E aí está o artigo 163 do Código Penal, a instruir que é crime inutilizar, destruir ou deteriorar o patrimônio público.
O vandalismo contra edificações, documentos e espaços culturais, populares ou não, é quase uma doença do Brasil, principalmente porque o poder público quase sempre se exime de proteger o patrimônio material e lúdico do país. Esse tipo de barbárie é quase uma tradição brasileira. Daí porque a atitude firme do prefeito Edivaldo Holanda Júnior é digna de encômios e deve servir de exemplo para outras capitais brasileiras. É um passo significativo no combate às depredações. Aqui mesmo em São Luís, em determinada época, mancharam de tinta as estátuas do panteon maranhense. Um absurdo e um crime contra a cultura ludovicense. Muito especialmente por se tratar São Luís de uma cidade histórica e que guarda o maior acervo arquitetônico colonial do Brasil, além de ser o berço de grandes poetas e escritores que se destacaram mundo afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário