terça-feira, 31 de março de 2020

Sobe de 23 para 31 o número de casos de coronavírus no Maranhão; governador garante que manterá medidas de restrição


JM Cunha Santos


Três homens com idade entre 33 e 48  anos e 5 mulheres com idade entre 27 e 60 anos são as novas vítimas infectadas pelo coronavírus no Maranhão, conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde. Dois desses 8 pacientes estão internados em hospitais e 6 em isolamento familiar.
O Secretário da Saúde, Carlos Lula, avisou que o estado já enfrenta a transmissão comunitária, ou seja, quando não é possível identificar a origem da infecção.
Enquanto alguns pensam que somente velhos e pessoas com comorbidades correm riscos a julgar pelo relatório da SES, a maioria dos infectados no Maranhão tem idade inferior a 60 anos e alguns gozavam de boa saúde até serem atacados pelo vírus. Inclusive um bebê de um ano de idade testou positivo para a Covid-19.
Governador manterá restrições
Por outro lado, em entrevista coletiva concedida no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino garantiu que manterá as medidas restritivas para evitar a proliferação da pandemia no Estado. Essa determinação, como em outros estados, confronta a posição adotada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que ameaça editar um decreto liberando todo mundo para trabalhar e adotar o isolamento vertical que alcançaria apenas pessoas com mais de 60 anos ou vítimas de comorbidades. (outras doenças).
Partindo do princípio de que cada pessoa com a Covid-19 pode infectar até outras 10, o governo calcula que 300 pessoas no Maranhão possam estar infectadas sem saber – os chamados casos assintomáticos ou que ainda não foram diagnosticados.
Flávio Dino disse também que o Estado conta com o aporte de leitos de UTI em vários pontos do território maranhense suficientes para enfrentar esse primeiro ciclo do coronavírus.
Uma das estratégias adotadas pelo governo contra a infecção é a disponibilização de aulas pela internet, além, é claro, do distanciamento social, monitoramento de casos prováveis, disponibilidade de mais leitos de UTI e aquisição, em outros estados e outros países, dos equipamentos necessários para enfrentar a Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário