quinta-feira, 21 de maio de 2020

Povo de São Luís começa a botar o coronavírus pra correr daqui; governador anuncia abertura gradual do comércio


JM Cunha Santos



Pode-se afirmar que até aqui a população de São Luís tem seguido as regras de isolamento social impostas pela crise do coronavírus e editadas pelo governo do Estado, mesmo no período anterior ao lockdown.
Na verdade, os casos graves de aglomeração na capital ficaram restritos às feiras e filas de banco em datas de pagamento do auxílio emergencial feito na Caixa Econômica Federal e lotéricas. A grande maioria do povo ludovicense, no entanto, ficou em casa. E repetidas vezes o governador Flávio Dino tem agradecido a colaboração da população no seguir as regras de distanciamento social. Da mesma forma, o povo de São Luís aderiu em massa ao uso de máscaras, mesmo antes que essa medida se tornasse obrigatória.
Pois temos boas e más notícias. O Secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Lula postou em sua conta no twyter: “mais um dia com números menores na capital, mas é cedo para comemorar”.
Infelizmente, não são nada boas as notícias do interior do Maranhão. O secretário disse: “o interior do Estado novamente representa mais de 70 % dos novos casos. O alerta do fique em casa nunca foi tão importante. Na Grande Ilha ou fora dela, não podemos relaxar”.
No Maranhão já são mais de 16 mil infectados e 663 óbitos, mas não vamos esquecer que também 3324 pessoas foram curadas da doença, um número expressivo de vidas salvas.
Ontem, o governador Flávio Dino anunciou que já houve queda no número de contágios em São Luís e também na taxa de letalidade (número de mortes) e anunciou a abertura gradual do comércio a partir da próxima semana, mas avisando que se houver uma segunda onda (crescimento nas taxas de infecções e óbitos) fecha tudo de novo. Segundo Flávio Dino, a situação concreta é menos grave que há duas semanas atrás, mas ainda não está 100% ratificada. “Em São Luís há uma tendência de estabilização e medidas como lockdown e rodízios de veículos ajudaram na queda dos indicadores”, afirmou.
Bem, eu previ, em matéria que já ultrapassa 90 mil compartilhamentos, que São Luís será a primeira capital brasileira a se livrar do coronavírus e acredito que quando na próxima semana começarmos a contabilizar os efeitos totais do lockdown, que chegou a reduzir em 80 % o número de passageiros nos transportes coletivos, estaremos mais próximos dessa realidade. Continuo com a mesma fé e espero estar com a razão.
Apesar das aves de mau agouro, que preferem fazer política com a desgraça alheia, minimizando a dor das famílias enlutadas, é bom saber que a força e boa vontade do povo está surtindo efeito e brevemente vai botar esse vírus maldito pra correr de São Luís.

Um comentário: