quinta-feira, 28 de maio de 2020

São Luís está vencendo o coronavírus; porque é tão difícil dizer isso, até para estimular a população a permanecer na luta?

JM Cunha Santos


Apesar das oscilações nos últimos 6 dias, a grande São Luís está vencendo o coronavírus, conforme previ neste Blog e conforme mantenho minha fé. No entanto, equipes de TV da capital, (e também sites, blogs e jornais) principalmente em matérias reproduzidas nacionalmente, quase sempre se limitam a filmar aglomerações que, de fato, precisam ser evitadas e, logicamente, noticiadas, mas que não representam nem 10 % da população que se mantém em estado de isolamento social.
É preciso dizer, mais claramente, mais efusivamente, que em São Luís a procura por hospitais e upas em vista do coromavírus caiu consideravelmente, que em São Luís estamos em cerca da metade da média nacional de contaminações, que a redução no número de óbitos é promissora, que conseguimos diminuir a velocidade do contágio, que ontem tivemos somente 123 novos casos confirmados e apenas 60 no último dia 21, números que, se comparados aos que São Luís já registrou, servem, sim, para nos encher de esperanças e aumentar a determinação de lutar com cada vez mais coragem e disposição contra esse patógeno maldito.
A situação ainda é grave? É, mas pior ficará se a população começar a achar que o esforço até aqui de se manter em isolamento foi inútil porque a grande maioria não obedece à quarentena, quando o que acontece é exatamente o contrário. É preciso não esquecer que temos à nossa volta os inimigos pandêmicos que torcem e agem pela desgraça da população e quase sempre por inconformismo político.
A Secretaria de Estado da Saúde assinalou, recentemente, em seu boletim que “Com o lockdown, reduzimos a velocidade do contágio na Grande Ilha”. E o governador Flávio Dino anunciou que também os atendimentos por coronavírus caíram nos hospitais e upas de São Luís.
Mas são notícias que se apagam em meio a um arsenal de fotos e imagens de aglomerações divulgadas na imprensa acima de textos solenemente pessimistas, que mostram sim uma realidade, mas deixam em segundo e terceiro plano a grande maioria da população, esta que se mantém confinada e está vencendo a pandemia.
Os apresentadores nacionais da TV Globo, quando tocam nesse lado bom do combate ao coronavirus em São Luís, deixam logo lá um “segundo o governo”, dito em tom de incredulidade, mas quando tratam dos números ruins dão uma entonação de desastre. E sabemos nós que a situação é muito pior na maioria das outras capitais do país.
Estamos vencendo sim o coronavírus em São Luís. E vamos vencer também no interior do Maranhão, com a ajuda de Deus. Digam isso com toda a força dos pulmões. E continuem em casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário