quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Flávio Dino inaugura IEMA em Colinas e autoriza novos investimentos em Graça Aranha

 

Foto: Karlos Geromy

A cidade de Colinas, localizada na região conhecida como Alpercatas, passa a contar agora com duas escolas públicas estaduais com ensino em tempo integral. Na manhã desta quarta-feira (13), o governador Flávio Dino esteve no município, onde inaugurou a unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) “Professora Maria das Graças Saraiva Barroso”. 

Desde novembro de 2020, os estudantes colinenses já dispõem do Centro Educa Mais Maria José Macedo Costa, que também funciona em regime de tempo integral. Agora, com a unidade de Colinas, a gestão estadual atinge a marca de 25 unidades plenas do IEMA abertas desde 2015, quando o instituto foi criado. 

“É uma grande alegria estar aqui em Colinas para a inauguração da 25ª unidade do IEMA pleno. Nós temos agora 49 unidades do IEMA funcionando, além dos Centros Educa Mais de tempo integral. É uma rede inédita na história do Maranhão”, comemorou o governador Flávio Dino durante a entrega do equipamento educacional. 

Durante a visita à cidade de Colinas, o governador entregou ainda, quatro kits esportivos (totalizando 768 itens) e 10,6 toneladas de alimentos, por meio do Programa Comida na Mesa. 

Mas o grande destaque da agenda do governador no município foi a inauguração do IEMA. Para a prefeita de Colinas, Valmira Miranda, a escola representa oportunidade de desenvolvimento para os munícipes e populações vizinhas. “Vem somar, vem realizar sonhos de jovens e de pais de família que vão ver os seus filhos estudando em um lugar adequado, em um lugar importante. É um presente que vai trazer desenvolvimento para Colinas e para todo o Médio Sertão”, avaliou.

A Unidade Plena do IEMA em Colinas é dotada de laboratório, salas de aula climatizadas, laboratório de informática, quadra poliesportiva coberta, entre outros benefícios aos discentes. A estudante Ilana Xavier já tem aulas em uma escola em tempo integral e aprovou a novidade. “Estou muito feliz porque é uma conquista muito grande Colinas ter essa escola. Eu desejo muito estudar aqui”, disse.

Já a professora Jeane Oliveira, gestora do Centro de Ensino Municipal Integral de Colinas (Cemic), acredita que o IEMA vai abrir mais portas para que os alunos ingressem no mercado de trabalho. “É uma grande alegria para todos nós, que fazemos parte da educação de Colinas, receber essa escola maravilhosa com laboratórios, com cursos técnicos. Isso vai dar um super avanço para o conhecimento, principalmente porque vai preparar o alunado para o mercado de trabalho”, apontou a educadora. 

O governador lembrou de outras ações implantadas pela gestão estadual em Colinas e desejou boa sorte aos profissionais e alunos que comporão o IEMA de Colinas. “O IEMA hoje está inaugurado e entregue à cidade de Colinas, e aos municípios vizinhos, como um farol de uma educação de qualidade, que seja capaz de impulsionar o verdadeiro progresso social, que precisa de projetos que impulsionem a justiça e a igualdade e o IEMA é tudo isso. Aqui na cidade de Colinas, nós temos muitos benefícios implantados em todas as áreas, inclusive na educação, onde já temos escola em tempo integral. Muito em breve vamos retornar aqui para, junto com a prefeita, inaugurarmos a Beira Rio de Colinas”, assegurou o governador. 

62 anos de Graça Aranha

Após a inauguração do IEMA em Colinas, o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão e a comitiva do Governo do Estado foram para Graça Aranha, onde participaram das celebrações pelos 62 anos da cidade.

No município de Graça Aranha, Dino inaugurou o Centro Administrativo do município e a Praça Vovó Rita, no centro da cidade. Ainda em comemoração aos 62 anos da cidade, Flávio Dino renovou a parceria entre a gestão estadual e a prefeitura municipal de Graça Aranha na área da infraestrutura, com as assinaturas de Ordem de Serviço para pavimentação asfáltica no povoado Santa Luzia das Matas e de Acordo de Cooperação para doação de blocos intertravados de concreto. 

“Estou muito feliz de, no aniversário da cidade, nós podermos fazer várias parcerias com a cidade, notadamente na área de infraestrutura, uma vez que destinamos blocos de cimento e asfalto para pavimentar povoados e acesso a povoados”, disse Flávio Dino. 

Ainda em Graça Aranha, Dino assinou termo de cooperação no curso de qualificação e doação de capacetes, no âmbito do Programa Detran com o Povo, construindo um caminho novo, anunciou a reforma do hospital municipal de Graça Aranha, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Ciro Neto e fez a entrega simbólica de cartões Vale Gás. 

“É um momento único na nossa cidade. Quero agradecer mais uma vez ao governador. Nunca a nossa cidade esteve tão bem assistida por uma gestão estadual, como vem atuando o governador Flávio Dino, o melhor governador do Brasil”, pontuou o prefeito de Graça Aranha, Ubirajara Rayol Soares, popularmente conhecido como Bira.

Balneário Sálvio Dino

Dino também fechou parceria com a prefeitura de Graça Aranha para a obra de urbanização do Balneário da cidade, que, por orientação do prefeito do município, vai homenagem o pai do governador, o advogado e escritor Sálvio Dino, que faleceu vítima da Covid-19 no dia 24 de agosto de 2020. O governador agradeceu a deferência ao nome do seu pai. 

“Fiquei muito honrado e grato ao senhor prefeito pela iniciativa. O meu pai foi um lutador do Maranhão. Foi um escritor, um intelectual, membro da Academia de Letras e gostava muito do Maranhão inteiro. A Covid-19 infelizmente abreviou a vida dele. Sei que esse gesto de carinho da cidade de Graça Aranha é uma forma de eternizá-lo como uma referência, não só para mim, para os filhos e para a família, mas para todos os cidadãos e cidadãs do nosso estado”, frisou Flávio Dino. 

Centro Educa Mais em Presidente Dutra

O governador vai finalizar a agenda de inaugurações desta quarta-feira no município de Presidente Dutra, onde realiza a entrega obras de mais três equipamentos educacionais: as reformas das escolas municipais Wabner Américo e Murilo Braga, e do Centro Educa Mais Deputado Remy Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário