segunda-feira, 28 de julho de 2014

A SAUDAÇÃO NAZISTA NO MARANHÃO

Porque um gesto tão repugnante para a humanidade está sendo representando politicamente nesse Estado, não sabemos responder. Mas é assustador.

JM Cunha Santos

Por que a saudação nazista é um gesto político no Maranhão?
O advogado Abdon Marinho chamou a atenção no artigo “O debate das catacumbas” para a saudação nazista usada por prefeitos durante o famoso encontro que na residência de Sarney deu tanto o que falar, inclusive notícias de ameaças feitas pelo “imperador” aos que não se entregassem de corpo e alma à campanha de Edinho Lobão.
Eram 60 prefeitos e não há como não refletir sobre quem teria introduzido a HitlergruB ou DeustchergruB no Maranhão e com que fins e objetivos. Não se pode esperar que tantos prefeitos tenham conhecimento exato do significado de um gesto que, sendo uma variação da saudação romana, (Ave, Cesar) antes de tudo representa um culto à personalidade. O uso dessa saudação foi proibido na Alemanha e na Áustria logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e, em geral, hoje ela só é utilizada por grupos neonazistas que atacam negros, homossexuais, prostitutas, as chamadas minorias e, em extensão não menos repugnante, desafetos políticos e religiosos.
Causa tanta repugnância no mundo a saudação nazista fotografada e divulgada a partir de uma reunião na residência do senador José Sarney que um jogador da Grécia foi banido da seleção por fazer uso dela. Porque um gesto tão repugnante para a humanidade está sendo representado politicamente nesse Estado não sabemos responder. Mas é assustador.
No Brasil o nazismo não é crime, mas a lei considera prática criminosa a fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação da suástica nazista e que tenha a finalidade de divulgar o nazismo.
A execução pública da saudação nazista como fizeram os prefeitos ao lado do senador José Sarney e do candidato Edinho Lobão, não é crime, mas traz recordações muito dolorosas para a humanidade. É o símbolo pronto e acabado da discriminação, do racismo, da xenofobia, da limpeza étnica, do extermínio e de todos os ideais diabólicos que desumanizam a humanidade.
É o princípio da revelação do profundo e violento anti-semitismo de Joseph Goebbels, o ministro da propaganda de Adolf Hitler que apoiou o extermínio dos judeus e se tornou adepto da “Solução Final” - o racismo e a intolerância religiosa e política levados ao extremo da loucura, o fim apocalíptico de todas as raças consideradas inferiores.
O que esse gesto está fazendo no Maranhão? O que querem dizer com ele? Sabem esses prefeitos o quanto de bestialidade humana, ódio, ódio racial e religioso se escondem por trás dele?
O que é isso, senhores? Alguém pode me explicar? O que a saudação nazista que deu início ao genocídio de seis milhões de judeus está fazendo na campanha política do Maranhão?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário