Por determinação do
governador Flávio Dino, equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc)
acompanharam, nesta segunda-feira (9), o início do ano letivo em escolas da
rede pública estadual de ensino, distribuídas na região metropolitana de São
Luís. A equipe ouviu estudantes, professores e gestores escolares que
demonstraram expectativas em relação às ações da gestão estadual.
A secretária de Estado da Educação,
Áurea Prazeres, percorreu algumas escolas da rede na capital maranhense. No
Centro de Ensino Bacelar Portela (Caratatiua), conversou com professores,
técnicos e estudantes que assinalaram que o centro de ensino já foi referência
na formação profissional de muitos jovens.
Sobre isso, a secretária reforçou que
todos os esforços da gestão estadual são no sentido de garantir melhores
condições para professores, alunos e gestores, de modo a elevar os indicadores
educacionais do estado. “O governador Flávio Dino não medirá esforços no
sentido de garantir uma escola digna, com ensino público de qualidade para
todos os maranhenses”, ressaltou a secretária ao explicar que o diálogo
permanente com a comunidade escolar também é uma determinação do governador.
Estudantes e gestores apresentaram à
secretária o projeto ‘Neemias’, que visa revitalizar a fachada, muro e calçadas
da escola, com colocação de lixeiras e rede adequada de esgoto. “A reforma de
nossa escola é um desejo antigo que sempre ficou na promessa. Com sua vinda
aqui, secretária, surge uma nova esperança”, afirmou a estudante do 2º ano do
Ensino Médio, Maximiriam Alves Santos.
Ainda nos primeiros
dias de gestão, o governador Flávio Dino determinou a reforma emergencial de
diversas escolas. Neste sentido, a reestruturação desta unidade escolar também
é uma prioridade do governo, segundo a secretária Áurea Prazeres. “A melhoria
na estrutura física da escola é emergente. No entanto, é preciso ouvir todo o
segmento escolar para que, juntos, possamos discutir e encontrar a melhor forma
de revitalização dessa escola, que tem um histórico importante para a formação
técnica de jovens maranhenses”, enfatizou.
O Centro de Ensino Fernando Perdigão
também recebeu acompanhamento no primeiro dia do ano letivo. Nesta unidade
escolar, a secretária adjunta de Ensino, Ilma de Fátima, comandou uma equipe
para dialogar com professores e estudantes, que demonstraram a expectativa com
o ano letivo que se inicia. “Tudo o que for possível nós faremos. Na sala de
aula há oportunidade de aprendizado diário, basta interesse e dedicação”,
destacou a estudante Lady Nalva.
Outro estudante, do 3º ano do Ensino
Médio, Maldine Veloso, lembrou a importância do apoio dos professores no
processo de aprendizagem. “Temos gestores preocupados e professores
capacitados. Quando a gente quer ser alguém na vida, a gente se esforça também,
mas ter o apoio dos professores ajuda muito”, frisou.
A secretária adjunta reforçou que o
acompanhamento às escolas da rede estadual ocorrerá durante todo o ano letivo.
“A orientação dessa gestão é dialogar com os alunos porque sem estudantes, não
há escola”, arrematou Ilma de Fátima.
Outra equipe da Seduc, coordenada
pelo adjunto das Unidades Regionais, Fábio Rondon, visitou escolas estaduais em
Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. “Visitamos três municípios e
constatamos que há um esforço coletivo para criar um ambiente favorável à
aprendizagem, que é o sentimento dessa gestão. Há uma expectativa positiva para
juntos buscarmos caminhos e sermos sujeitos desse processo”.
Reformas
Em algumas escolas da rede, as aulas não começaram nesta segunda-feira (9), por conta de reformas. É o caso das Unidades Integradas Sagarana II (Alemanha) e da Pe. Antônio Vieira (Anil), cujo teto desabou no mês de fevereiro e a estrutura foi condenada pela Defesa Civil. Os alunos destas escolas serão remanejados para outro prédio escolar, nos mesmos bairros.
Em algumas escolas da rede, as aulas não começaram nesta segunda-feira (9), por conta de reformas. É o caso das Unidades Integradas Sagarana II (Alemanha) e da Pe. Antônio Vieira (Anil), cujo teto desabou no mês de fevereiro e a estrutura foi condenada pela Defesa Civil. Os alunos destas escolas serão remanejados para outro prédio escolar, nos mesmos bairros.
A professora Maria Áurea Mendes
realçou que a comunidade escolar vive a expectativa de ter um prédio totalmente
reformado e seguro para os estudantes. “Temos muita expectativa na nova gestão
com ações que melhorem a infraestrutura das escolas e, sobretudo, a qualidade
do ensino”, disse.
Um total de 140 escolas estaduais das
Unidades Regionais de Ensino (UREs) de Itapecuru-Mirim, Balsas, Açailandia,
Codó, Caxias, Chapadinha, Santa Inês, Pedreira e São Luís, que estavam sem
condições de funcionamento, receberam recursos para reparos emergenciais
visando garantir que alunos, professores e gestores retornem às aulas com
segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário