sexta-feira, 19 de junho de 2015

Tradicional Arraial do Ipem está de volta a partir desta sexta-feira (19)



Depois de mais de dez anos sem receber as festividades juninas, a partir desta sexta-feira (19), o Centro Social dos Servidores Públicos do Estado voltará a ser palco do tradicional Arraial do Ipem. Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Gestão e Previdência e de Cultura, o arraial será realizado até o dia 29 de Junho.
Com seis atrações culturais diárias, nos 11 dias de comemoração junina, quase 70 grupos culturais se apresentarão no espaço que, durante anos, foi popularmente conhecido como Arraial do Ipem. Neste ano, o arraial é reaberto prestando homenagem ao cantador do Boi de Axixá e um dos principais intérpretes da música maranhense, Donato Alves, que faleceu em 2014. Outra atração é o tradicional barracão do forró, que animará os amantes do ritmo durante toda a festividade.
O Arraial Donato Alves é um dos 20 espaços de festividade junina que integram o projeto intitulado ‘São João de Todos’, do Governo do Estado, na capital maranhense. Logo na primeira noite, o palco do Ipem recebe tambor de crioula, Boi Pirilampo, Boi Upaon Açu, Boi Encanto do São Cristóvão e Boi de Juçatuba. No sábado (20), segunda noite do evento, a festividade será transmitida ao vivo, para os estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Roraima.
De acordo com o secretário de Estado de Gestão e Previdência, Felipe Camarão, a reforma do Centro Social e o retorno das manifestações culturais para o local, representa a importância que o governador Flávio Dino dá à cultura maranhense, e, especialmente, à valorização dos servidores do Estado. “Estamos empenhados em proporcionar para os maranhenses um espaço de alegria e diversão, características estas inerentes às festividades juninas. Estamos contando com o apoio de órgãos municipais e estaduais, competentes em assegurar segurança e ordem para brincantes e moradores”, declarou.
Fátima da Graça, servidora do Estado há 34 anos, recorda a época em que o antigo Ipem sediava inúmeros eventos, em especial, o arraial, que, conforme ela revela, era um dos melhores da cidade. “Com o tempo, o centro social foi ficando abandonado. Com esta revitalização que recebeu e com a abertura do espaço para sediar eventos culturais – como o São João, o local voltará a ser mais uma opção de lazer para o servidor, que se sente valorizado com estas medidas”, destacou.
Revitalização do Espaço
Pavimentação, iluminação, reconstrução de meio-fio e calçadas, pinturas, paisagismo, sinalização e melhorias nos chalés. Estas foram algumas das melhorias que foram realizadas no Centro Social dos Servidores Públicos do Estado, para revitalizar o espaço, que foi inaugurado há mais de três décadas, mas, há tempos estava abandonado, sem passar por reformas estruturais. Por conta disto, parte do teto da quadra poliesportiva despencou, no início deste ano, após intensa chuva, relembrou o secretário de Estado de Gestão e Previdência, Felipe Camarão.
Diálogo com moradores
Para assegurar o bem-estar dentro e fora do arraial, todos os órgãos municipais e estaduais competentes estarão com equipes no local, para garantir segurança e ordem aos brincantes e moradores. Além disso, os coordenadores do evento realizaram um trabalho com a vizinhança, com o intuito de estabelecer regras de boa convivência durante os 11 dias de duração do Arraial Donato Alves.

“Nossa equipe foi em todas as residências que ficam no entorno do Centro Social, para estabelecer o contato inicial com os moradores das redondezas e explicar qual será a dinâmica de trabalho. O objetivo é que a comunidade seja minimamente impactada. O que percebemos, por meio desta relação direta, é que os moradores estão bem felizes com o retorno da festividade junina, dentro do Centro”, disse o coordenador geral do evento, Arllen Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário