Banner

Banner

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Secti lança edital do Programa Cidadão do Mundo



Nesta quinta-feira (20), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), fará o lançamento do edital do Programa Cidadão do Mundo. A cerimônia acontece às nove horas da manhã na Sala de reuniões da Secretaria. O Programa de intercâmbio é voltado para jovens entre 18 e 24 anos, que terão a oportunidade de passar três meses em outros países aprendendo os idiomas locais e fortalecendo os vínculos culturas. A seleção para o Cidadão do Mundo acontece em três etapas de caráter classificatório e eliminatório.  Quem desejar deve fazer a inscrição no site da Secti até o dia 30 de setembro.
Cem estudantes oriundos da rede pública participarão dos Cursos de Idiomas Estrangeiros, com direito a bolsas mensais de R$1500,00. São 62 vagas para Inglês, oito para Francês e 30 para Espanhol. Entre os pré-requisitos está a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e frequência mínima de 80% nas aulas regulares com média acima de sete. A iniciativa, de responsabilidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), é fundamental para inserir este público em um meio profissional e acadêmico cada vez mais exigente. O edital prevê o Curso de Imersão, etapa de aperfeiçoamento dos selecionados da qual participarão 200 candidatos.

A criação do Programa surgiu da necessidade de melhorar o desempenho linguístico e o posicionamento do Maranhão em rankings como o do Brasil sem Fronteiras do Governo Federal. “O Estado aparece em 16º lugar no envio de estudantes para intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras e pelo Idiomas sem Fronteiras. Vamos dar oportunidade para estes jovens que, na volta, produzirão textos relatando suas experiências. Eles receberão todo o auxílio necessário, com apoio para saúde, transporte e permanência no local”, explica o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário