Banner

Banner

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Ocupação da rede hoteleira de São Luis chega a 90% para o período do réveillon

Recuperação da balneabilidade das praias é dos fatores para a alta do turismo.
 Foto: Divulgação
A taxa de ocupação hoteleira de São Luís tem registrado média de 90% durante a semana do réveillon. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Maranhão (ABIH-MA), órgão técnico e consultivo que representa os hoteleiros do Maranhão.
Para a secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade, mesmo que ainda tímidos, os números já começam a mostrar o resultado das ações de promoção realizadas pelo Governo do Estado. “Nós sabemos que as viagens de fim de ano são programadas com bastante antecedência pelos brasileiros e registrar esse aumento num momento que representa celebração para muitas famílias, é um indicador de sucesso para as ações realizadas durante todo este ano pelo Governo Flávio Dino”.
Para o presidente da Abih no Maranhão, João Antônio Barros Filho, os números superam a expectativa inicial, que era abaixo de 50%. “Estamos muito felizes com esse índice de ocupação porque, em decorrência desse clima de instabilidade financeira que o país vive, não esperávamos tão bom. Logo no início de novembro, o mercado já dava sinais de que teríamos esta grata surpresa, quando atingimos os 77% de ocupação”.
“Se comparado aos anos anteriores, quando registramos uma média de ocupação no natal de 28% e no réveillon de 83%, os números de 2015 indicam que as ações de promoção do turismo podem sim ajudar a superar a crise econômica”, completa o presidente da Abih.
Os dados de ocupação registrados em São Luís compactuam com o resultado da mais recente pesquisa de sondagem de Intenção de Viagem, que é realizada mensalmente pelo Ministério do Turismo. Segundo o estudo, mesmo que campings, os albergues e programas Cama e Café, registrem cada vez mais adeptos, a procura por hotéis e pousadas ainda permanece no topo, sendo indicada por 41,4% dos viajantes. A pesquisa também apontou que o interesse em destinos do nordeste continua em alta entre os brasileiros e agora representa 40,6% dos entrevistados.
Centro Histórico de São Luis é dos atrativos para as férias de fim de ano. 
Foto: Divulgação
Ainda segundo a secretária de Turismo, a demanda de fim de ano nos hotéis da orla de São Luis indica que ações como as obras do programa ‘Mais Saneamento’ e a programação de fim de ano promovida em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luis, representam um grande passo para a valorização do turismo no Estado.
Um dos objetivos do ‘Mais Saneamento’ é despoluir os Rios Pimenta e Claro, a Lagoa da Jansen e recuperar a balneabilidade das praias de São Luís. “Saber que ações do ‘Mais saneamento’ já iniciaram a recuperação da balneabilidade das 14 praias existentes na grande ilha e da grande programação de réveillon que será promovida, este ano, faz com que ludovicenses e turistas voltem a ocupar a orla de São Luis, tanto durante as festas, quanto no resto do ano”, afirma Delma Andrade.
“Réveillon de Todos” na Avenida Litorânea
Para se despedir de 2015, o Governo do Estado organiza o ‘Réveillon de Todos’, onde apresentações culturais vão celebrar o período natalino e artistas locais movimentarão a Avenida Litorânea na noite da virada do ano (31). A programação continua nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro, com mais de 100 atrações, dos mais diferentes ritmos, sempre a partir de meio dia. Veja programação completa em www.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário