quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Governo registra diminuição de 42% em crimes violentos no período carnavalesco

Com dados positivos, o Governo do Maranhão apresentou na tarde desta quarta-feira (10), o balanço das operações de segurança realizadas na região metropolitana de São Luís e em municípios localizados no interior do Estado, no período carnavalesco. Em entrevista coletiva realizada no Comando Geral da Polícia Militar, a cúpula da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado pontuou as estatísticas durante as festividades, destacando a redução de 42% nos registros relacionados aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
O resultado do trabalho conjunto da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros foi a redução em 42% nas ocorrências de CVLIs, que compreendem homicídios, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. Foram registrados 11 em 2016, contra 19 em 2015. Na referência ‘homicídio doloso’, a queda também foi acentuada no período carnavalesco: 11 neste ano, contra 16 no ano passado, uma diferença real de menos cinco mortes em decorrência deste tipo de crime. O balanço apontou ainda que não foram registrados latrocínios, enquanto que ano passado aconteceram três casos.
O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, destacou o trabalho realizado pelas forças de segurança no período. “Foram intervenções positivas, sobretudo na prevenção de ocorrências, o que garantiram resultados expressivos, além da preservação de vidas e da paz do nosso carnaval”.
O aparato para as operações das forças de segurança no carnaval dispôs de um efetivo de 4908 policiais militares e civis, 768 viaturas, 208 motocicletas. Com os recursos humanos e físicos, o policiamento contabilizou 55,8 mil abordagens a pessoas, ônibus, motocicletas, estabelecimentos e demais automóveis públicos e particulares. O resultado foi a apreensão de 22 armas de fogo e 194 armas brancas.
Além das viaturas, o policiamento foi executado a pé, a cavalo, e também contou com o apoio do Centro Tático Aéreo, que fez o patrulhamento aéreo na região. O comandante da PMMA coronel Pereira, enfatizou que a Polícia Militar utilizou todos os recursos que proporcionaram ações ostensivas de prevenção.
Lei Seca
A Lei Seca também foi intensificada registrando 887 ocorrências, 375 casos de alcoolemia com remoção de 51 veículos. Somente na segunda-feira (8), foram realizados 551 testes do bafômetro, realizados pela polícia militar em parceria com a polícia rodoviária, um dado recorde, segundo Pereira.
Integração e planejamento
A integração e o planejamento das forças de segurança do Maranhão resultaram em um carnaval de muita alegria e tranquilidade para os foliões. O governador Flávio Dino reconheceu o bom trabalho realizado pelas equipes policiais, e destacou também a alegria dos brincantes, que abrilhantaram o carnaval, em São Luís.
“Parabenizo aos nossos policiais e ao nosso povo pelas belas festas do ‘Carnaval de Todos’, sem a ocorrência de nenhum Crime Violento Letal Intencional (CVLI) nos circuitos oficiais. O carnaval foi realizado em paz”, registrou Dino.
Os números apresentados confirmam o êxito do esquema especial organizado para o período festivo. O resultado foi um ambiente de tranquilidade para quem participou da programação do ‘Carnaval de Todos’ e comemorações alternativas em bairros de São Luís.
O delegado-geral de Polícia Civil, Lawrence Melo, destacou que houve o deslocamento de mais de 360 policiais civis e 90 viaturas para realizar operações no interior do Maranhão durante o período carnavalesco. “Houve aporte dos serviços de polícia judiciária, aumentando o contingente em todas as regiões”, disse. O delegado informou, ainda, que 50% dos casos de homicídios registrados no período já foram solucionados.
O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Célio Roberto informou que 2016 foi o ano que a corporação registrou o menor índice de ocorrências durante o carnaval. “Dentro da missão do Corpo de Bombeiros, estamos disponíveis para contribuir na diminuição todos os índices negativos”, frisou.
Armas apreendidas
– 358 armas brancas, sendo 194 na capital e 164 no interior;
– 61 armas de fogo, sendo 22 em São Luís e 39 no interior;
Abordagens
– Total: 55802, sendo em pessoas (43434), estabelecimentos (1060), ônibus (1979), caminhão (74), van (295), táxi (883), moto (3799), automóvel particular (3286), bicicleta (992).
Redução
– No período de carnaval houve uma redução de 42% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que compreende homicídios, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. Em 2015 foram registrados 19 homicídios e em 2016, 11 casos. De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Melo, mais de 50% destes casos registrados no período do carnaval já estão elucidados demonstrando alta resolutividade nos casos de homicídios;
– A Polícia Civil lavrou, no interior do Estado, 134 autos de prisão em flagrante; 251 pessoas foram presas (244 homens e 7 mulheres) e apreendidos 52 adolescentes;
– A Polícia Civil cumpriu três mandados de prisão.
Operação Lei Seca
– As ações da Lei Seca foram intensificadas pela Companhia de Polícia Rodoviária (CPRv). No período do Carnaval foram realizados 1855 testes do bafômetro (alcoolemia), com destaque para a segunda-feira de Carnaval onde foram feitos 551 testes, comprovando a intensificação das ações. Foram lavrados 825 Autos de Infração de Trânsito (AITs) e removidos 51 veículos. Ao todo foram registradas 375 ocorrências de alcoolemia, que compreende a recusa do motorista em fazer o teste, infração e crimes.
Crimes contra a mulher
– Em 2016 foram registradas 57 ocorrências, contra 71 em 2015;
– Foram utilizados 4908 policiais militares distribuídos em diversas modalidades: a pé, viaturas, motocicletas, montado e aéreo feito pelo Centro Tático Aéreo (CTA);
– A Polícia Civil instalou mais um Plantão que funcionou na Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) para atender os casos do circuito oficial. Houve reforço ainda de cidades do interior que receberiam grande número de foliões;

– A Polícia Civil utilizou, ainda, o sistema da biometria que auxiliou na identificação correta dos criminosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário