sexta-feira, 4 de março de 2016

Secretaria de Segurança Pública e empresa Vale debatem estratégia para ferrovias do MA

Por Anselmo Oliveira


Durante a tarde desta quinta-feira (3), a Secretaria de Segurança Pública promoveu, na sede da instituição, uma reunião com representantes da empresa Vale com o objetivo de debater estratégias de segurança nas ferrovias que cortam o estado do Maranhão.
Na ocasião, estiveram presentes o Secretário de Segurança, Jefferson Portela; o Delegado-Geral da polícia civil, Lawrence Melo; o Diretor de Operações Logísticas da Vale, Zenaldo Oliveira; o Diretor de Operação da Estrada de Ferro de Carajás, Cláudio Mendes; o Gerente de Segurança Operacional, Orlando Sá e a Representante Institucional, Vanessa Tavares.
O encontro teve o objetivo de apontar mecanismos para combater a atuação de quadrilhas especializadas em roubar combustíveis e peças dos trens de passageiros e de cargas que cortam regiões do estado. Além de disso, houve uma troca de informações com o objetivo de mapear os pontos vulneráveis a esse tipo de crime.
A comissão da Vale ainda apresentou propostas que junto ao reforço policial do estado devem minimizar a ação dessas quadrilhas, entre elas, a instalação de pontos estratégicos de segurança ao longo da ferrovia e patrulhas ostensivas nas proximidades.
“Nós temos recebido um pronto atendimento todas as vezes que precisamos da Secretaria de Segurança do Estado. Esse encontro tem o objetivo de reforçar essa parceria entre os setores público e privado, com trocas de informações” disse Zenaldo Oliveira, diretor de operações logísticas da Vale.
Por sua vez, o Dr. Jefferson Portela destacou, durante o encontro, as operações que foram realizadas por parte do setor de segurança pública e que resultaram em prisões e apreensões de materiais furtados da empresa, dando como exemplo a operação do mês de fevereiro deste ano das polícias civil e militar, na cidade de Santa Inês, que resultou na prisão de 10 pessoas e na apreensão de cerca de dez mil litros de combustível.
A Secretaria de Segurança ainda firmou compromisso de fazer investigações mais apuradas para identificar e localizar possíveis integrantes dessas quadrilhas, através de ação ostensiva das polícias civil e militar do estado do Maranhão.

“Este tipo de reunião é de grande importância, pois há uma troca de opiniões e gera apoio mútuo, um apoio institucional. E, aqui pudemos debater o que pode ser feito para a segurança da nossa malha ferroviária e melhorar a qualidade da segurança” finalizou Jefferson Portela.

Um comentário:

  1. Essa e uma atribuição da Polícia Ferroviária Federal não entendo porque desde que foi inserida na CF 88 até hj entra governo e sai governo e ninguem pensa em regulamentar esta Policia que foi criada desde a época do Império como a primeira Plocia especializada do país com essa indecisão os meliantes estão deitando e rolando nas ferrovias tantos nas de carga quanto nas de passageiros.

    ResponderExcluir