quarta-feira, 27 de julho de 2016

Divulgada lista de escolas selecionadas para receber o ‘Luminar: Caravana da Ciência’



As escolas públicas municipais e estaduais que se inscreveram para receber o programa ‘Luminar: Caravana da Ciência’ podem conferir a lista de selecionados disponível no site da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti): www.secti.ma.gov.br. Mais de 100 escolas se inscreveram para receber as ações do programa em seu município. Desse total, 17 serão contempladas com a maior iniciativa de popularização da ciência e tecnologia no Maranhão.
O programa tem como principal objetivo promover a difusão e popularização da ciência no âmbito da rede pública de ensino. A iniciativa abre novas oportunidades de formação para os estudantes com a oferta de oficinas nas áreas de astronomia, eletricidade básica, games e robótica, além de apresentação do planetário. O início oficial das atividades do ‘Luminar: Caravana da Ciência’ está previsto para o dia 6 de agosto, na cidade de Bacuri, no Centro de Ensino Cristino Pimenta.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, informou que o programa segue a linha de políticas públicas propostas pelo governador Flávio Dino para a área da educação. “Tivemos uma demanda enorme, uma significante procura, estamos trabalhando na vertente da descentralização, regionalização e interiorização das ações. Antes tínhamos atividades isoladas, agora temos atividades articuladas, um programa de popularização da ciência organizado e que é descentralizado para as escolas. A expectativa é de que consigamos alcançar o interesse dos jovens”, pontuou.
Jhonatan Almada ressaltou que uma das particularidades do programa é a articulação de diferentes ações na perspectiva de popularizar e difundir o conhecimento científico. “É mais uma ação que se soma a um grande trabalho que atualmente é feito por intermédio do Plano Mais IDH”, informou.
Caravana

O programa ‘Luminar: Caravana da Ciência’ foi lançado no início do mês de junho, em Belágua, município do interior do Maranhão conhecido por um histórico de extrema pobreza e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em todo o Brasil. As ações da Caravana têm início em agosto e seguem até dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário