Faltam dois meses para o início do funcionamento dos 11 Centros de
Educação Integral do Maranhão, que estão sendo implantados em seis municípios.
Em São Luís, são seis unidades, Alcântara (1), Santa Inês (1), São José de
Ribamar (1), São Bento (1) e Timon (1), beneficiando, aproximadamente, cinco
mil estudantes.
Em dois anos, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da
Educação (Seduc) planejou e preparou essa ação, que é uma prioridade, entre os
compromissos assumidos pelo governador Flávio Dino em prol da melhoria dos
índices educacionais do estado.
“Desde o primeiro dia de gestão, o governador Flávio Dino vem centrando
esforços para retirar o Maranhão das últimas posições nos indicadores
educacionais e uma das linhas mestras adotadas como estratégia para mudar esse
cenário é a formação e o desenvolvimento integral do estudante maranhense, com
a implantação da educação em tempo integral na Rede Estadual de Ensino”,
apontou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.
Em São Luís, funcionarão com educação integral o Centro de Ensino (C.E)
Almirante Tamandaré, C. E. Profa. Maria Mônica Vale, C. E. Dorilene Silva
Castro, C. E. Margarida Pires Leal; C. E. Joana Batista e CAIC Barjonas Lobão.
No município de Alcântara, o C.E. Prof. Aquiles Batista Vieira; Santa Inês,
C.E. Poeta Antônio José; São José de Ribamar, CAIC São José de Ribamar; São
Bento, C.E. Kiola Costa e Timon, o C.E. Jacira de Oliveira e Silva.
Todas estas escolas que serão transformadas em Centros de Educação
Integral estão passando por uma ampla reforma e adequação, com a parceria da
Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a fim de garantir a estrutura
necessária para o bom funcionamento. As unidades estão sendo estruturadas com
laboratórios, sala multifuncional, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva,
vestiários, refeitório, entre outras dependências, a fim de que o jovem tenha
formação plena, considerando todas as suas dimensões.
“É importante ressaltar que isso vem sendo planejado estrategicamente,
de forma a garantir a implantação com segurança, para que as escolas de tempo
integral, ao serem implantadas, estejam para além de uma vontade política
governamental, tornando-se uma política de Estado”, pontuou o secretário de
Estado de Educação, Felipe Camarão.
Quadro docente diferenciado
As escolas de educação integral irão absorver, inicialmente, 290
professores, os quais terão dedicação exclusiva, com o cumprimento da carga
horária de trabalho de 40 horas em uma só escola, com estrutura e recursos
apropriados para a prática docente, formação inicial e continuada. Assim,
os docentes com duas matrículas de 20h ou uma de 40h terão direito à
Gratificação de Dedicação Exclusiva, que corresponde a 25% sobre os
vencimentos, conforme assegura o Estatuto do Magistério (Lei nº 9860, Art. 36).
Para preenchimento das vagas, o governo realizou seletivo interno, cujo
resultado já foi divulgado, e, agora, encontra-se na fase de análise de
currículo.
Para o governador Flávio Dino, um dos principais objetivos desse modelo
é ajudar o aluno em seu projeto de vida, sob a égide da dignidade, respeito e
justiça social. “O Governo do Maranhão compreende que a educação é o caminho
pelo qual o ser humano constrói seu projeto de vida. E, por intermédio da
educação integral, crianças, adolescentes e jovens maranhenses terão a
oportunidade de protagonizar seu futuro, seja na vida acadêmica, formação
profissional ou direcionada ao mercado de trabalho”, enfatizou o governador do
Maranhão.
Matrículas
As matrículas para as escolas de tempo integral, com apresentação de
documentação na escola escolhida, serão realizadas no período de 16 a 27 deste
mês. Para fazer a matrícula na 1ª série dos Centros de Educação Integral, o
estudante deve ter concluído ou estar concluindo o 9º ano do ensino fundamental
em escolas regulamentadas das redes federal, estadual, municipal ou privadas. A
prioridade são os estudantes que residem mais próximos das referidas unidades
escolares, de acordo critério de georeferenciamento fornecido pela Seduc, e
aqueles egressos de escolas públicas.
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