Desde que
recebi um mandato de esperança do povo do Maranhão, muito já trabalhei para
mudar a história de nosso estado. Certamente muito ainda há para se fazer.
Contudo, em qualquer área que analisemos, há números que comprovam nossos
avanços. Mais: mostram que fizemos muito mais por nosso Estado, nesses 3 anos,
do que a oligarquia em todo o período que (des)governou. É o caso da oferta de
serviços por meio dos Vivas e Procons, em que saímos de apenas 5 para 50
unidades.
Quando
assumi, encontramos a maior parte dos Vivas na capital. Isso significava que,
para que um cidadão de outra região emitisse uma simples carteira de
identidade, precisava muitas vezes deslocar-se centenas de quilômetros e ainda
gastar com passagens e outros custos. O resultado era óbvio: muitas pessoas abriam
mãos de sua cidadania pelas dificuldades no acesso a ela. A consequência
negativa atingia diversas áreas da vida do cidadão, como dificuldade de acesso
a benefícios sociais ou a crédito bancário.
Parecia
haver um desinteresse com o povo do Maranhão que só podia ser intencional, para
manter as amarras do domínio. Com investimento e trabalho sério, conseguimos
mudar essa realidade. Nesta semana, inauguramos nossa 50ª unidade do
Procon/Viva, em Colinas. Multiplicando por 10 nossas unidades em pouco mais de
três anos de governo, multiplicamos também nossa capacidade de atendimento.
Assim, já
registramos mais de 8 milhões de atendimentos realizados, com mais eficiência e
menos burocracia e, o que é muito importante, garantimos a interiorização dessa
tão importante política pública. Os serviços já chegaram a todas as regiões do
estado, instalando unidades em mais 38 municípios maranhenses, que agora contam
com unidades fixas e serviços essenciais de emissão de documentos básicos como
carteira de identidade e CPF. E ainda mantemos importantes parceiros das
esferas federal e municipal em nossas estruturas, prestando outros tipos de
atendimentos fundamentais.
De forma
complementar, investimos em 12 unidades móveis equipadas, que já realizaram
mais de 500 mil atendimentos em 167 municípios. E desenvolvemos os aplicativo
Procon e Viva, que permitem acesso a informações, agendamentos de atendimentos,
esclarecimento de dúvidas e denúncias de questões consumeristas. Um avanço
expressivo em favor das pessoas, de todos os maranhenses que merecem ter seus
direitos respeitados e atendidos com qualidade.
Agradeço
e parabenizo toda a equipe do Procon /Viva, assim como aos nossos parceiros,
especialmente às prefeituras que têm nos ajudado nessa expansão de acesso a
direitos.
A principal
diferença de nossa gestão é fazer um governo para todos. Em vez de um governo
de poucos para poucos, que alimentava privilégios, nós temos um governo feito
pelas pessoas que têm o pé no chão, que respeitam os cidadãos, que olham no
olho, que falam a verdade, que lutam para transformar as injustiças sociais e
não aceitam as desigualdades como sendo algo natural.
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