Agência Assembleia
Ellen Serra
Ellen Serra
O deputado Neto Evangelista repercutiu, hoje (segunda-feira, 21), na tribuna da Assembleia Legislativa, notícia veiculada pela imprensa maranhense de que a Vale, estaria rompendo contratos e levando várias empresas maranhenses [que lhe prestam serviços] à falência.
De acordo com o parlamentar, o próprio presidente do Sinduscon [Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado], João Batista Mota, já teria sido vítima da Vale. Sua empresa – Logus Engenharia – foi contratada para prestar um serviço em Açailândia e não foi paga para tal.
A Covap [Construtora Vale do Paraíba], outra empresa maranhense, já teria demitiu 400 funcionários. Tudo em decorrência da falta de pagamento por parte da Vale.
Outro caso é o da empresa W.O Engenharia que celebrou contrato no valor de R$63 milhões com a mineradora para a execução de um projeto de expansão. Segundo informações, a W.O Engenharia ainda não recebeu nem a metade desse recurso, acarretando a demissão de 2.500 funcionários no Maranhão e Pará.
Vale ressaltar que a referida empresa está tendo que vender seus bens móveis e imóveis para pagar os trabalhadores. “Isso porque a W.O Engenharia está tendo a sensibilidade para que esses trabalhadores possam receber pelo serviço prestado”, justificou.
Em nota de esclarecimento enviada pela Vale, a mineradora diz ser falaciosa as informações de qualquer descumprimento da Vale com suas obrigações legais e financeiras com qualquer empresa a qual mantém contrato.
Para esclarecer os fatos, Neto Evangelista anunciou que apresentará requerimento à Mesa Diretora da Assembleia, a fim de que os representantes das partes acima mencionadas esclareçam o que de fato está acontecendo.
“O que não pode é uma empresa do tamanho da Vale, segunda maior mineradora do planeta, está dando calote em empresas maranhenses como foi colocado por vários empresários”, finalizou.
Sem querer desmerecer esses empresários, mas, observamos que tais atitudes desses ditos deputados só corroboram para afirmar sua posição de aliados aos ricos e poderosos deste estado, pois, qual desses deputados(os governistas) já levantaram a voz aos graves problemas sociais do estado? Creio que nenhum deles, e olha que a lista de problemas é grande que vai desde o genocídio de populações indígenas até a flagrante destruição do meio ambiente.
ResponderExcluirMas, não se poderia esperar outra postura, afinal eles representam apenas 50 anos de atraso e miséria ao desvalido povo do Maranhão.