terça-feira, 22 de março de 2011

Em biografia, Sarney acusa Tião Viana de divulgar dossiê

Jornal Pequeno


No livro “Sarney – A Biografia”, de Regina Echeverria (Editora Leya), o senador José Sarney (PMDB-AP) acusa o governador do Acre, Tião Viana (PT-AC), de ter divulgado um dossiê contra ele, que teria provocado a crise dos atos secretos no Senado, em 2009.

Na época, Viana (atual governador do Acre) era senador e adversário de Sarney nas eleições para a presidência da Casa. O senador diz que Viana conseguiu o apoio de alguns servidores para prejudicá-lo.

"No início de todo este problema, informaram-me que o Tião Viana entregara para o Estadão [jornal O Estado de S. Paulo] um dossiê a meu respeito com mentiras todas alimentadas pelo pessoal do Senado que estava a favor dele, para quem ele já tinha prometido cargos e direções [se fosse eleito]", afirma Sarney num capítulo do livro.

Sarney não dá detalhes sobre o dossiê nem sobre a suposta ação que teria sido conduzida por Viana.

"Era uma acusação política cruzada com ressentimentos pessoais", diz Sarney na biografia, citando os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Pedro Simon (PMDB-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP) como os que estiveram à frente de seu afastamento do comando do Senado.

Sarney também narra uma conversa com a então ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), na qual teria colocado como condição para renunciar ao cargo o seu apoio político.

"Se o governo acha, se o PT acha que eu devo sair, deixo de ter sustentação política e não estou apegado ao cargo. Não tenho motivo nenhum para renunciar, a não ser que o PT ache que eu sou mau apoio ao governo e, comigo, o PMDB", afirma.

A crise política do Senado resultou em 11 processos contra Sarney no Conselho de Ética do Senado, mas todos foram arquivados. (Da Redação do JP)

2 comentários:

  1. Ai que alívio! O velho e destemido investigador criminal descobriu os agente secretos infiltrados nas fileiras do bem ai no "Congresso Nacional"! Gewnte como Pedro Simon, Cristovão Buarque, e o chefe-mor dos espions terão que mostrar a cara... A turma do bem _outrora turma do Dem_ sabe que é quase impossível vovernar com essa gente... Eles se metem onde não são chamados, bisbilhotéiam, denunciam, armam dossiês contra quem que que seja! Mas o cúmulo é armar contra a confraria dos santos apóstolos da "Tumba/convento e sarcofago do Convento das MERCÊS"! Ora Tião,se eu soubesse que vc é tão bom em investigação criminal, teria sugerido que descobra onde foram parar a dinheirama que o governo do estado do maranhão repassou para Frade Redentorista "Frei Ricardo Coração de Leão Murar ! Diante dos expostos saliento que eu gostaria de ler a Biografia do nosso Dino... desde que me seja dada, e não impressa nas fráficas do Senado... Porque ai o bicho...e eu vou ter que pagar a conta

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, essa tal de biografia, tenha um destino só... O LIXO!!!

    ResponderExcluir