quinta-feira, 14 de abril de 2011

Assembleia realiza Seminário Internacional sobre bullying

Assecom / Gab. da dep. Eliziane Gama

São Luís sediará nesta sexta-feira (15), o Seminário Internacional “Bullying Escolar e Cultura de Paz” com a presença de especialistas nacionais e internacionais no assunto.

O assunto tem recebido a atenção da mídia mundial e no Brasil já começa a sensibilizar a sociedade e o poder público, em virtude do aumento progressivo da violência nas escolas públicas e particulares.

No Maranhão, esforços conjuntos da organização não-governamental Plan Brasil, Conselhos Tutelares, Ministério Público, Conselhos de Direitos, Secretarias de Estado e Municípios do Maranhão, Assembleia Legislativa, entre outros representantes da sociedade civil, conseguiram, no final de 2010, a aprovação da Lei Estadual de Enfrentamento ao Bullying Escolar de autoria da deputada Eliziane Gama (PPS).

Para o evento está confirmada a presença dos palestrantes Alexandre Ventura (Portugal) que vai ministrar a palestra “Bullying no Espaço Escolar”. Sônia Makaron (São Paulo) abordará “As Conseqüências Psicossociais do Bullying”; enquanto João Viana da Cunha (Minas Gerais) tratará o tema “Bullying e as Implicações Jurídicas”. Luiz Rossi (Plan Brasil-Maranhão) irá desenvolver o tema “Cyberbullying e Violência Sexual Facilitada pela Tecnologia de Informação e Comunicação”; Feizi Milani (Bahia) falará sobre “Os Impactos do Bullying na Vida de Crianças e Adolescentes”; e Carlos Aguerrea (Espanha) ministrará palestra sobre “A Cultura de Paz no Enfrentamento ao Ambiente Escolar”.

Ao final de cada sessão de palestras (grupo de três) será aberto o debate sobre as abordagens apresentadas. O evento encerra-se com um painel educativo sobre a “Pedagogia da Paz”. Logo após, os participantes do seminário serão convidados para o lançamento do livro “Bullying: Intimidação no Ambiente Escolar e Virtual”, dos escritores Alexandre Ventura e Cléo Fante.

AVANÇOS NA PREVENÇÃO

Em novembro do ano passado foi sancionado o projeto de lei [nº 9.297] de autoria da deputada Eliziane Gama (PPS) sobre a prevenção do bullying escolar. Ela dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização e enfrentamento ao bullying no projeto pedagógico das escolas públicas e particulares no estado.

“O objetivo desta lei é combater a todo tipo de violência, inclusive no ambiente escolar. O bullying é um problema para o qual não podemos fechar os olhos, pois incide diretamente no desenvolvimento da criança. Da mesma forma que combatemos a pedofilia também vamos combater o bullying”, assegurou a parlamentar.

Um comentário:

  1. Rozaldi Ferreira da Silva22 de abril de 2011 às 08:51

    Adorei a iniciativa da Igreja em São Luis para tratar desse tema tão importante para nós. Pena que nem sempre as igrejas se preocupam com temas como esse. Acham que só pregar o evangelho é o suficiente, mas as nossas crianças também estão sujeitas a esse problema, e o que é pior., o bullyng acontece também entre nossas crianças e adolescentes. Na época da criação da lei da palmada, eu, como sou pedagoga, propus uma palestra para pais e filhos sobre esse assunto mais não me foi permitido, e ai vemos as coisas acontecerem e ninguem sabe porque. Também sou sexóloga e sempre tento fazer algo sobre sexualidade tanto para nossos jovens como para casais, mais a igreja não abre as portas, e com isso os pais ficam sem saber como lidar com os filhos quando eles se interessam pelo tema. As igrejas precisam mudar essa postura, pois enquanto estivermos aqui nesse mundo somos sujeitos aos mesmos problemas que o mundo trás.

    ResponderExcluir