quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

64ª reunião da SBPC em São Luís

A primeira-dama do município, Gardênia Gonçalves, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Natalino Salgado, e secretários municipais reuniram-se, na sede da Prefeitura de São Luís, para discutir ações compartilhadas de estrutura e organização referentes à realização da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá no período de 22 a 27 de julho deste ano na capital maranhense.

Os representantes municipais e da universidade realizaram este primeiro encontro com o objetivo de planejar ações e organizar tarefas visando à realização da 64ª Reunião Anual da SBPC, que contará com a parceria e o apoio da Prefeitura de São Luís. Foram discutidas diretrizes relacionadas a questões como educação, infraestrutura, trânsito, segurança, meio ambiente, comunicação, entre outras.

Ao se pronunciar em nome do prefeito João Castelo, a primeira-dama do município disse que é uma alegria o município sediar a 64ª Reunião Anual da SBPC. “É um privilégio muito grande para nós. Nesse sentido é que vamos colaborar, da melhor forma possível, para o sucesso desse evento, todos mobilizados e unidos numa soma de esforços com a finalidade de superar as expectativas dessa grande festa”, afirmou.

O secretário municipal de Governo, Albertino Leal de Barros Filho, fez a abertura do encontro destacando a grandiosidade da Reunião da SBPC e a importância dela para São Luís, no ano em que a cidade comemora seus 400 anos de fundação. “Esse momento foi convocado no sentido de alinharmos a contribuição de cada órgão e uniformizarmos o entendimento em relação aos preparativos da Reunião Anual da SBPC. O nosso intuito é que ocorra um grande evento e vamos colaborar intensamente para isso”, ressaltou.

O público estimado para o evento em São Luís é de 20 mil pessoas por dia. O maior encontro científico do Brasil traz, nesta edição, mais ações que favorecem a inclusão social, acessibilidade e sustentabilidade. Como nos anos anteriores, o evento contará com centenas de atividades entre conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros e sessões especiais, das quais participarão cientistas renomados de todo o país para discutir políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação, educação, saúde e meio ambiente, além de difundir o conhecimento científico nas mais diversas áreas.

No transcorrer da reunião, foram apresentadas pela secretária geral da SBPC no Maranhão, Margarete Cutrim, uma série de sugestões de ações de incumbência a cada secretaria municipal. Cada titular e representantes das secretarias puderam ouvir e fazer intervenções.

O reitor da Ufma, Natalino Salgado, também destacou a grandeza da Reunião da SBPC e enfatizou a importância do apoio da Prefeitura. “É um evento de grande magnitude para São Luís. Quando o prefeito esteve lá em Goiânia, ele assumiu esse compromisso de dar total apoio a 64ª Reunião Anual da SBPC a ser realizada na nossa cidade”, lembrou. “Vamos receber cerca de 20 mil pessoas por dia e precisamos dar infraestrutura, segurança e conforto aos visitantes”, frisou.

Da reunião no Palácio La Ravardière, participaram representantes das secretarias municipais de Educação (Semed), Obras e Serviços Públicos (Semosp), Governo (Segov), Trânsito e Transportes (SMTT), Saúde (Semus), Comunicação (Secom), Meio Ambiente (Semmam), Segurança com Cidadania (Semusc), Criança e Assistência Social (Semcas), Turismo (Setur), do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam) e Comitê dos 400 anos de São Luís.

Chave da SBPC 2012 - O prefeito João Castelo esteve presente ao encerramento da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrido no dia 15 de julho do ano passado em Goiânia. Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal recebeu, na companhia do reitor Natalino Salgado, a chave da 64ª edição do evento, que acontecerá de 22 a 27 de julho de 2012, na Ufma.

Foi a primeira vez, em todas as edições da SBPC, que o prefeito da próxima cidade anfitriã compareceu ao evento para receber a chave. A presença de João Castelo repercutiu bastante nos meios científicos e acadêmicos, bem como entre os expositores da reunião, que é a maior do gênero na America Latina e teve como palco a Universidade Federal de Goiás.

Na ocasião, a Prefeitura de São Luís montou, em parceria com a Ufma, um stand institucional em comunicação integrada por meio de um painel com a frase “Venha para a SBPC 2012 – Ufma - São Luís 400 anos”, em referência à realização da 64ª Reunião Anual da SBPC, mostrando um portal com belezas da capital maranhense.

Leia mais em www.saoluis.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário