quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O profeta da primeira riqueza

JM Cunha Santos

1 - Se ofuscado pelas luzes da Europa decadente, ao brilho do Louvre, comendo o tempo em Lisboa, orando sem nenhum pecado na Catedral de Notre Dame ou alçado aos píncaros da Estátua da Liberdade e mergulhado nas águas de Veneza, por determinação de tua luminosidade tropical, estarás de pleno acordo com o Programa Luz Para Todos.
2- Na igreja, não deixe que seu terno azul assinado se misture às traças no jeans da mendicância nem que seu perfume francês seja mais forte que o odor da carne. Alguém estará sangrando enquanto você reza.
3 – No restaurante fino, coma o filé do peixe, mas não coma a alma do peixe, o símbolo do cristianismo afogado; coma a carne, mas não coma o silêncio do boi no pasto, pois certamente haverá gente com fome na porta.
4 – Compre seu iate, mas como regra de sobrevivência, não navegue nada além das águas. Sempre haverá alguém precisando fugir da tormenta e outros precisando de tempestades.
5 – Sinta a velocidade das coisas em seu jato supersônico, só não esqueça que o ar que ele rasga é o mesmo que você respira e que a humanidade respira.
6 - Fique rico, entendendo que mais importante que seu carro de luxo é ter amigos a quem dar carona, que mais importante que sua mansão é ter um quarto para quem precisa de abrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário