terça-feira, 5 de março de 2013

Assembleia realizará sessão solene em homenagem às mulheres


Agência Assembleia

Evento importante no calendário da Assembleia Legislativa, a sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher será celebrado na quinta-feira (7), às 11h, no Plenário Nagib Haickel, após a sessão ordinária. Proposta pela deputada Eliziane Gama (PPS), a solenidade será um momento de reflexão sobre as lutas e os avanços conquistados, bem como levar ao debate os problemas ainda enfrentados pelo gênero em seus mais diversos aspectos, incluindo a representação nos espaços de poder.
Eliziane Gama anunciou que a sessão especial contará com a presença de várias representantes dos movimentos sociais e de todos os movimentos militantes da causa feminina no Estado. Ela disse ainda esperar contar com a presença em plenário não só da bancada feminina na Assembleia Legislativa, formada por sete deputadas, mas também dos deputados. “Afinal de contas a sensibilidade precisa acontecer por parte dos homens. A maioria da população é feminina, mas infelizmente essa maioria não tem acesso aos espaços de poder”, justificou.
A deputada lamentou as iniciativas ainda tímidas que permeiam nos espaços de poder, apesar “de todo um pleito que é feito de forma extremamente intensa pelos movimentos, não apenas agora, mas há algumas décadas”.
REPRESENTAÇÃO POLÍTICA
A atual bancada feminina na Assembleia Legislativa do Maranhão é formada por 7 mulheres, do total de 42 parlamentares. Na Câmara Federal a representação das maranhenses é menor ainda, apenas uma mulher num universo de 18 deputados federais.
No Maranhão, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o baixo índice de representatividade feminina persiste nos 217 municípios do Estado. Nas últimas eleições, 40 mulheres foram eleitas prefeitas, ao passo que 177 prefeituras são comandadas por homens. Para ocupar cadeiras nas Câmaras Municipais, foram eleitas 435 vereadoras, num conjunto de 2.358 vagas; assim, 1.923 mandatos nos legislativos municipais são exercidos por homens.
REFLEXÃO
Refletir sobre o Dia Internacional da Mulher é rememorar o dia 8 de março de 1957, quando 129 operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque reivindicavam a redução da jornada de trabalho e foram repreendidas, trancadas dentro do local de trabalho e queimadas por seus patrões. Daí por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março e é uma data para refletir sobre as lutas e conquistas das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário