quinta-feira, 7 de março de 2013

Sessão Especial do Dia da Mulher é marcada por homenagens e reflexões


Assecom / Eliziane Gama

Homenagens e reflexões sobre conquistas e desafios femininos nos últimos anos. Assim foi marcada a Sessão Especial em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, realizada na manhã desta quinta-feira (7), na Assembleia Legislativa.
O evento foi solicitado pela presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, deputada Eliziane Gama (PPS), que utilizou a tribuna para parabenizar todas as mulheres presentes, as jornalistas e funcionárias da Casa.
“Hoje é um dia especial e de reflexão, já avançamos muito, muito embora ainda os espaços de poder sejam ocupados timidamente por mulheres. Que este dia seja um marco para novas conquistas!”, refletiu a parlamentar.
Eliziane Gama aproveitou para pedir apoio dos movimentos e da Casa para a instalação da CPI de Combate à Violência contra a Mulher. “A violência é um grave problema, que ocorre na maioria das vezes dentro de casa. Espero que esta Casa indique os nomes da CPI para que possamos chamar a sociedade para lutar contra este mal”, finalizou.
A bancada feminina da Assembleia Legislativa esteve presente no evento, além de autoridades estaduais, municipais, e movimentos sociais da rede de proteção dos direitos da mulher.
Durante a sessão especial, houve a apresentação de documentário produzido pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa, em que foram apresentados temas importantes como voto feminino, fecundidade, gravidez na adolescência e a colaboração de mulheres no desenvolvimento do Maranhão.
O Núcleo Artístico Feminista de São Luís da Universidade Federal do Maranhão (Nafem) apresentou na solenidade o espetáculo “Espelho de Vênus” que trata da violência contra a mulher.
DADOS
A professora da UFMA e membro do Fórum Maranhense de Mulheres, Lourdes Leitão proferiu palestra sobre os avanços e desafios femininos no Maranhão. Na oportunidade, ela apresentou dados sobre violência, assassinatos e extrema pobreza entre mulheres maranhenses nos últimos anos.
“Os dados mostram que lar doce, não é tão doce assim. Que a rainha do lar só serve aos outros em um reinado as avessas”, destacou Lourdes Leitão referindo-se aos números que mostram que 68,8% dos casos de violência acontecem no ambiente familiar.
As deputadas presentes também comentaram sobre o assunto. “Estou perplexa com os dados alarmantes de violência. Esta tem que ser uma luta de todos”, enfatizou deputada Cleide Coutinho (PSB).
A deputada Valéria Macedo (PDT) enumerou outros dados que mostram que apesar dos avanços nas áreas de educação e saúde, a mulher ainda ocupa muito os espaços de poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário