terça-feira, 20 de maio de 2014

TEM GENTE DEMAIS DE OLHO NO DINHEIRO DE EDINHO LOBÃO

Só os cegos ainda não perceberam que Edinho Lobão é uma peça irresistível para qualquer psicanalista do mundo.

JM Cunha Santos


 
Tem gente demais de olho no dinheiro de Edinho Lobão. É do que mais se fala nos meios políticos, é o que comentam entre os anúncios de um apoio e outro. Mas só os cegos ainda não perceberam que Edinho Lobão é uma peça irresistível para qualquer psicanalista do mundo. Reúne em uma única personalidade, um evidente transtorno bipolar, é mitômano, sofre de mania de grandeza e pode se tornar agressivo inesperadamente. O dinheiro, infelizmente, é peça fundamental da cultura política desse Estado, graças a Sarney.
O transtorno bipolar ficou demonstrado em matéria genial do site Maranhão da Gente mostrando as oscilações entre domesticação e agressividade do candidato. Perceba-se, pelo menos, a falta de auto-controle e de bom senso, inerentes a esse transtorno. Disse ao mundo que tinha um caminhão de dinheiro para ganhar a eleição, se ofereceu publicamente para comprar denúncias contra seu adversário e em entrevista ao jornal “Valor Econômico” declarou que se eleito vai auditar o governo Roseana Sarney, dentre outros governos antecedentes. Auditagem é o exame minucioso das operações contábeis de uma empresa, instituição etc. para avaliar se há correção nas contas. Ou seja, ele desconfia que o governo Roseana não é honesto.
É mitômano. Disse ao jornal O Estado de São Paulo que é contra o programa Bolsa Família, que um homem deve sustentar sua família com o suor de seu trabalho. No Maranhão, diz exatamente o contrário e colocou na boca do presidenciável Aécio Neves um monte de declarações que o candidato jamais fez.
A mania de grandeza resta demonstrada pela arrogância com que escarra dinheiro, ameaçando comprar todo mundo. E disse também um monte de mentiras sobre Flávio Dino na Rádio Mirante.
A agressividade? Ameaçou constranger moralmente até a família de seu adversário e no mesmo dia em que afirmou estar arrependido de suas declarações, ao jornal “Valor Econômico”, disse à reportagem do jornal “O Globo” que vai fazer uma campanha agressiva e que ainda vem chumbo grosso por aí.
É ou não é um interessante objeto de estudo para a psicanálise?

Nenhum comentário:

Postar um comentário