Agência Assembleia
A Diretoria de
Comunicação da Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira (9),
no auditório Neiva Moreira, o I Workshop para Profissionais da Imprensa do
Legislativo, que teve como finalidade apresentar, principalmente aos novos
assessores parlamentares, a dinâmica de todo o funcionamento do Complexo de
Comunicação, que inclui TV, Rádio e Web Mídias.
A abertura do
workshop, que contou com participação de assessores de imprensa e jornalistas
que fazem a cobertura diária das ações da Casa, foi feita pelo diretor de
comunicação Carlos Alberto, que ressaltou a importância das atividades desses
profissionais, no sentido de divulgar o trabalho desenvolvido pelos
parlamentares, de maneira isenta e com neutralidade. O trabalho se estende às
sessões plenárias, reuniões de comissões, audiências públicas e as visitas pelo
interior do Estado.
“Eu quero que a
Diretoria de Comunicação seja livre na construção de imagem dos nossos
clientes, dos nossos deputados e também, referência de ações positivas. Nós
sempre teremos uma conduta austera, transparente, íntegra e responsável. Este
workshop tem o objetivo de socializar com os assessores para que possam
melhorar cada vez mais o seu trabalho. A nossa cobrança aqui é para que todos
os deputados sejam tratados de forma igualitária”, afirmou Carlos Alberto,
mostrando, em seguida, a estrutura da Comunicação da Casa.
Ele enfatizou,
ainda, que está sendo disponibilizada a todos os assessores a ferramenta de
busca de conteúdo para potencializar o mandato dos parlamentares.
EXPLANAÇÕES
A coordenadora do
Núcleo do Portal e Redes Sociais, Jackeline Helluy, falou da dinâmica das redes
sociais (facebook, twitter, instagram, youtube e flickr), que trazem
informações diárias das atividades dos deputados. “Nós temos todo o cuidado na
revisão das matérias para que sejam publicadas de uma forma correta e rápida”,
disse, pedindo aos assessores parlamentares para enviarem as matérias cedo para
a redação para que possam ser disponibilizadas o mais rápido possível.
“A nossa função, na
redação, é trabalhar para os deputados. Fazemos o possível para atender de
forma igualitária e mais rápida possível todas as demandas que nos forem
repassadas”, acentuou subdiretora de Rádio e Tv, Ameliane Cunha.
Em seguida, Natália
Macedo, coordenadora da TV, falou sobre o tema ‘Rádio e TV Alema – a serviço do
Maranhão. Ela pediu a colaboração dos assessores no envio de sugestões de
pautas e afirmou que a prioridade é fazer a cobertura das ações da Assembleia
Legislativa, mas também são feitas coberturas fora da Casa. “Nós precisamos do
apoio de todos vocês. A nossa programação é feita por uma equipe competente e
comprometida em cobrir as ações que mudam a vida das pessoas”.
Já a subdiretora
técnica de Comunicação da Assembleia, Jane Mary Farias, falou sobre o tema
‘Gravações das Sessões e Vídeos via Rede’. Ela apresentou uma espécie de
biblioteca digital, onde os jornalistas de todos os gabinetes terão acesso aos
vídeos da televisão.
MANUAL DE REDAÇÃO
No encerramento do
evento foi distribuído o Manual de Redação e Estilo voltado para os jornalistas
que cobrem a Casa e os assessores de imprensa dos deputados. O conteúdo foi
adaptado seguindo as normas adotadas pelo Manual de Redação e Estilo da Folha
de São Paulo. Também foi oferecido um seguindo de um coquetel aos
participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário