terça-feira, 26 de maio de 2015

Cuidado, povo! Adriano Sarney quer tirar Flávio Dino do governo na marra

Da Agência Assembleia.
Com edição: Terror no governo Roseana Sarney.

Da primeira vez o neto de Sarney falou em impeachment; agora pede intervenção federal,

Deputado Eduardo Braide
 O líder do Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão na Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Braide (PMN), foi à tribuna nesta terça-feira (26), para contestar a ideia do colega deputado Adriano Sarney (PV), que por meio de Requerimento apresentado na Mesa Diretora, pediu intervenção federal no Maranhão.
O parlamentar lembrou que ao defender a intervenção, Adriano Sarney utilizou o artigo 34 da Constituição Federal, inciso 3º, que é diz: “a União não intervirá nos estados nem no Distrito Federal, exceto por termo de grave comprometimento da ordem pública”.
Para Eduardo Braide, o princípio consagrado da Constituição é da não intervenção, pois o artigo 34 diz que “a União não intervirá nos estados e nos municípios”, e isso quer dizer que, por ser uma República Federativa, a União respeita a autonomia dos estados.
Na avaliação de Eduardo Braide, o artigo 34 expressa claramente o princípio constitucional da não intervenção, e fala nos casos de exceção, que, segundo doutrinadores da jurisprudência, acontece apenas em casos de extrema excepcionalidade.

ORDEM PÚBLICA                            

No pronunciamento, Braide esclareceu que a intervenção “por termo do grave comprometimento da ordem pública” só aconteceria se o pedido de Adriano fosse deferido, a presidenta da República fosse ouvida e baixasse um decreto de intervenção.
De acordo com Eduardo Braide, se o decreto de intervenção fosse baixado pela presidente, o governador seria afastado e nomeado o interventor, que governaria o Maranhão com a força da União, no que diz respeito à segurança pública que está em questão.
Ainda conforme Braide, para isso acontecer, seria necessária a convocação do Congresso Nacional, em 24 horas. “Acho que o Congresso deve brigar é para trazer recursos para o Maranhão, que está com obras paradas, como a duplicação da BR-135”, afirmou.

UNIÃO DA ASSEMBLEIA  

Na ocasião, o deputado relatou que o governador já convocou 1 mil novos policiais, 350 não compareceram, 388 terminaram o curso e mais 1.500 foram chamados para que pudessem completar o número de 1 mil, anunciado pelo Governo do Estado.
Segundo Braide, o governador acaba de nomear 20 novos delegados, 68 agentes da Polícia Civil e a Assembleia aprovou uma lei, de sua autoria, que prevê que os veículos roubados apreendidos sejam utilizados pela polícia para combater a criminalidade.
Eduardo Braide alertou que o povo do Maranhão espera ideias positivas da conduta da Assembleia. “Vamos dar as mãos e apresentar boas ideias que venham ao encontro do anseio da população, independente de grupo político. Assim, seremos aplaudidos”, concluiu.

TERROR NO GOVERNO ROSEANA

O deputado Eduardo Braide ainda aproveitou para lembrar o terror vivido pela população de São Luís, diante do crime organizado, durante o governo Roseana Sarney: Ataques a ônibus entre os dias 20 de setembro e 1 de outubro, paralisação dos rodoviários em virtude de assaltos a ônibus e ataques com vítimas, criminosos incendiando 18 veículos e ferindo 5 pessoas, inclusive uma criança de 6 anos que morreu com 95 % do corpo queimado, 60 assassinatos contabilizados na Penitenciária de Pedrinhas em 2013.
Em setembro do ano passado, os trailers da polícia foram atacados por bandidos e um policial morreu metralhado. Fugas em Pedrinhas, inclusive com um caminhão caçamba quebrando o muro do Centro de Detenção Provisória e a prisão do próprio diretor de detenção de penitenciária, durante o governo Roseana Sarney, Cláudio Barcelos.
O deputado Rogério Cafeteira registrou que Adriano Sarney insiste em querer tirar do poder o governador legitimamente eleito pelo povo, Flávio Dino. Conforme Rogério, esta é a segunda tentativa, pois Adriano Sarney falava em impeachment do governador em virtude da composição da Comissão de Licitação. Para o deputado Othelino Neto, Adriano Sarney está com mania de golpismo e saudades da ditadura militar. Para Eduardo Braide, ele sofre de “Crise de Abstinência de Governo”.

Uma doença nova, que só dá nos Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário