terça-feira, 28 de junho de 2016

Em apenas um ano e meio, Governo entrega obras estratégicas para a Região Metropolitana de São Luís



Em apenas um ano e meio de governo, a gestão do governador Flávio Dino se materializa em obras concretas e em benefícios diretos à população. São inúmeras realizações em áreas prioritárias como infraestrutura, educação, saúde e saneamento, melhorando a qualidade de vida dos maranhenses e gerando milhares de postos de emprego. Uma amostra desse intenso trabalho foi alvo de visita, nesta segunda-feira (27), coordenada por uma comitiva de secretários de Estado e tendo como convidados profissionais da imprensa local.
O secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), Márcio Jerry, explicou que o objetivo da visita foi apresentar partes das obras executadas na Região Metropolitana de São Luís, incluindo os serviços realizados a partir de parceria do Governo com a Prefeitura. “Estamos verificando parte do que foi realizado pela gestão, nesse trabalho parceiro, de apoio à Prefeitura e vendo os resultados e conquistas. O governador Flávio Dino está promovendo verdadeiras mudanças na cidade e em todo o Maranhão”, explicou.


A visita às obras realizadas na Grande São Luís, também tiveram a presença de representantes da Prefeitura de São Luís, como o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo. Ele destacou a importância da parceria entre Estado e Município para a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses que moram na capital e cidades vizinhas. “A ação parceira das gestões têm beneficiado os moradores e garantido a chegada das melhorias em diversos bairros e temos a determinação do prefeito Edivaldo para levar qualidade de vida à população. E é o que estamos realizando”, enfatizou.
O primeiro local a ser visitado foi o Hospital Aquiles Lisboa, no bairro Anjo da Guarda. A unidade é referência em tratamento de hanseníase e foi recentemente reformada. Na região do entorno, as ruas de acesso receberam pavimentação por meio do Programa Mais Asfalto. “Antes destes serviços, os funcionários e usuários eram alvos de assaltos e corriam riscos constantes. Isso agora não existe mais”, informou o diretor do Hospital Aquiles Lisboa, Raul Fagner Leite.
A aposentada Idalina Pinheiro, 69 anos, que faz tratamento no hospital, agora economiza tempo no deslocamento. “Com o asfalto, o transporte público consegue passar por essa rua e é mais seguro para chegar. Para mim, que estou quase toda a semana aqui, melhorou e muito”, disse. Além do asfalto, a área recebeu, ainda, iluminação em led e serviços de meio fio, sarjetas, passagem molhada e calçada.
No Alto da Esperança, segunda parada da vistoria, mais uma etapa do Mais Asfalto beneficiou centenas de moradores. Para a região, também está prevista a construção de uma ponte que fará a ligação entre a Avenida Principal e o Residencial Ana Jansen. Ainda fruto da ação da parceira do Governo com a Prefeitura, mais de 50 ruas em bairros na região Itaqui-Bacanga receberam asfalto.
Outra importante ação realizada pelo Governo do Estado foi a ampliação dos Restaurantes Populares. Foi criada uma unidade para o bairro Anjo da Guarda, que oferece alimento de qualidade e pelo preço simbólico de R$ 2. Diariamente são atendidas 1,6 mil pessoas com almoço e jantar. O equipamento mudou a vida de milhares de maranhenses que agora tem acesso a refeições nutritivas a baixo custo, o que influi diretamente no orçamento familiar. Na gestão do governador Flávio Dino, além da Região Metropolitana de São Luís, o Restaurante Popular foi ampliado para as cidades do interior do Maranhão.
A Maternidade Nossa Senhora da Penha foi outro ponto vistoriado. Em apenas seis meses de funcionamento, a unidade já é referência no tratamento obstétrico. São mais de 7,5 mil procedimentos entre partos e atendimentos clínicos. A maternidade foi toda reformada e ganhou novos equipamentos. Fez toda a diferença para a dona de casa Shirley Sales, 32 anos. No sábado ela deu à luz sua primeira filha, Maria Júlia e elogiou o tratamento recebido. “Tive toda a atenção dos médicos e hoje estou aqui com a minha filha linda e saudável. Essa maternidade perto da minha casa é uma benção”, disse ela, que mora na Vila Embratel.


A comitiva também fez uma parada na Praça da Lagoa, na Lagoa da Jansen, inaugurada há dois dias. O espaço tem como diferencial a acessibilidade e possibilita a total interação entre todas as faixas etárias. A praça é a primeira do Maranhão a possuir parquinho com equipamentos adaptados para crianças cadeirantes. Mais um projeto da gestão estadual que deve se estender a outros espaços públicos.
Uma das obras mais importantes na área da Saúde, o novo Hospital do Servidor segue com os serviços em ritmo acelerado. Além de retornar à antiga área de funcionamento, no Renascença, ganha prédio mais amplo e dotado de equipamentos de moderna tecnologia. Os servidores ainda terão à disposição novas especialidades médicas. A previsão é que até o final do próximo ano, a nova unidade seja entregue aos servidores.


A secretária adjunta de Obras Setoriais da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Leonara Gondim Ataíde, pontua que o novo hospital terá instalações mais amplas com mais salas de atendimento e vai oferecer novas especialidades. “A unidade retorna para seu antigo endereço, complementada com o que há de mais moderno em estrutura e tecnologia em equipamentos”, disse. Para o secretário adjunto de Obras Civis da Sinfra, João José Azevedo, “esse momento é de grande significância, considerando a parceria das gestões, que antes não existia e os resultados para a população em menos de dois anos do governo”.
Na área de saneamento, uma grande construção colocará a capital maranhense entre as referências em tratamento de esgoto. A Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais (ETE) inicia as atividades de sua primeira fase no fim deste mês, com o tratamento de todo o resíduo recebido da margem direita do Rio Anil. Pela sua estrutura, a estação de tratamento está entre as maiores do Nordeste e vai tratar metade do esgoto produzido na capital.
Durante a vistoria da comitiva, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Teles, destacou a significância da unidade para São Luís. “A atividade desta estação vai influir diretamente na balneabilidade das praias, porque intercepta todo o esgoto antes descartado na orla e que agora virá para tratamento e sairá a água praticamente limpa para a natureza”, garantiu. A ETE Vinhais vai absorver os resíduos dos rios Calhau, Pimenta e Claro contribuindo com a limpeza das praias do Calhau, São Marcos, Caolho, Olho d’Água e parte da Ponta d’Areia. Na ocasião, Davi Teles divulgou à equipe de jornalista a construção da ETE do Jaracati.
A agenda de visitas desta segunda-feira teve a participação de profissionais do impresso, rádio e televisão, além de representantes das secretarias municipais e estaduais.
Mais obras

A ampla lista de obras e serviços, concluídos e em andamento, realizados em apenas um ano e meio da gestão do governador Flávio Dino contam ainda com a construção da Ponte Pai Inácio, no Turu, por meio do programa Interbairros; a pavimentação e drenagem de ruas no Parque Jair, em Paço do Lumiar; intervenção estrutural e de sinalização no retorno da Forquilha; asfaltamento e drenagem das seis unidades da Cidade Operária, alcançando centenas de ruas; a revitalização e urbanização do retorno do aeroporto, no São Cristóvão, melhorando a principal via de entrada da capital; pavimentação de mais de 280 ruas no Coroadinho; e a construção do novo Hospital da Criança, que vai passar a realizar cirurgias, além de ser entregue mais equipado e moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário