sábado, 9 de julho de 2016

Ações na área da segurança pública são apresentadas em Bacabal durante Exposegma



A Exposição sobre Segurança no Maranhão (Exposegma) foi realizada na sexta-feira (8), em Bacabal. O evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ocorreu durante todo o dia e reuniu diversas autoridades da segurança pública. No local, os profissionais da área de segurança ministraram palestras sobre ações preventivas contra entorpecentes, combate a violência de gênero e orientações sobre a segurança pública.
“A Secretaria de Segurança Pública realiza ações de segurança de relacionamento social. O que nos aproxima do cidadão. Temos que ter a preocupação social contra a violência. Além desta ação, aqui da Exposegma, em parceria com a SSP, acontece todo um processo educativo e processo de repressão contra a criminalidade. É nobre a iniciativa da Exposegma em estender a mão para o social”, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, que participou do evento.
O foco principal da Exposegma é divulgar as forças de segurança do Estado do Maranhão, dando conhecimento às ações desenvolvidas no combate às drogas e à violência e ainda realizar uma aproximação dos jovens e da comunidade com os ensinamentos sobre vivência harmoniosa contidos na religião. Outra face do projeto Exposegma é mostrar uma política de segurança voltada para ações de caráter preventivo e educativo, a qual visa aproximar a comunidade dos órgãos municipais, estaduais e federais.
A exposição na Praça Santa Terezinha, em Bacabal, por meio da Exposegma apresentou, na área cultural, uma variedade de apresentações, incluindo teatro, a banda Santa Cecília de Bacabal e a quadrilha Raízes do Sertão. Foram apresentadas pelo Corpo de Bombeiros técnicas sobre como inibir riscos com chamas e prevenção de acidentes. Já o Exército Brasileiro realizou aferição de pressão, orientações no combate ao mosquito da dengue e expôs viaturas e armamentos usados em combates.
O Instituto de Criminalística (Icrim) expediu a confecção de carteiras de identidades; o Batalhão de Choque expôs armamentos usados no serviço ostensivo e repressivo. Também contribuíram com o evento a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) em parceria com a Prefeitura de Bacabal, além do apoio das Secretarias da Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Agricultura.
“A exposição já é considerada como uma ação de renome no calendário da polícia, como forma de divulgar as ações da polícia no Maranhão. O Batalhão Ambiental sente-se honrado em poder participar da Exposegma e contribuir com suas ações para divulgar as ações da polícia”, pontuou o major Nogueira, do Batalhão Ambiental.
Autoridades em apoio à Exposegma
Estiveram presentes no evento o delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Melo; o comandante da Polícia Militar, cel. Pereira; o 1º ten. Ribeiro, do Exército Brasileiro; o superintendente da Polícia Civil do Interior, Dicival Gonçalves; o maj. Nogueira, do Batalhão de Polícia Ambiental; o cel. João Wanderley, representando o Corpo de Bombeiros; o prefeito de Bacabal, João Alberto; o deputado federal Alberto Filho; os deputados estaduais Roberto Costa e Cabo Campos; a vereadora Regilda Santos; o pároco Frei José Ribamar Cardoso; o superintendente da SPTC, Miguel Alves; dentre outras autoridades.
Palestras para a comunidade
O projeto da Exposegma já vem realizando um trabalho no município de Bacabal, por cerca de mais de 30 dias, culminando no encerramento com esta exposição na área da Igreja de Santa Terezinha. Por todo este período, aconteceram palestras nas unidades de ensino, igrejas e união de moradores da comunidade, no sentido de alcançar jovens e adultos, com orientações educativas sobre o combate às drogas e à violência. As palestras tiveram temas diversificados, como: ‘Violência contra o idoso’, ‘Bullyng’, ‘Primeiros Socorros’, ‘Orientação contra a violência doméstica’ e ‘Dicas de segurança para atendimentos em agências bancárias’.
Combate ao crime ambiental
Durante o período de mobilização em Bacabal, o major Nogueira, do Batalhão Ambiental, participou de uma operação, na sexta-feira (8), no sentido de inibir ações de combate ao crime ambiental em Bacabal, resultando na apreensão de cerca de 20 gaiolas com pássaros. Os infratores foram detidos e advertidos sobre a prática criminosa e depois liberados, sendo que os pássaros foram encaminhados para a reserva ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário