quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Governo e Instituto Acqua oferecem curso preparatório para o Enem



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), firmou parceria com o Instituto Acqua e a Noctuam Ensino, para execução do projeto ‘Universidade Cidadã’. O projeto é um curso preparatório gratuito para o Enem, que disponibiliza vagas para moradores de São Luís e outras para profissionais de unidades de saúde geridas pelo Acqua. O Governo do Estado cede o local para a realização do curso, que será ministrado na Maternidade Nossa Senhora da Penha.
Noventa pessoas participarão do curso, sendo 70 inscritos do bairro Anjo da Guarda e 20 funcionários que trabalham nas unidades do Acqua. Na próxima segunda-feira (22), às 18h, na Maternidade Nossa Senhora da Penha, ocorrerá a aula inaugural e na quarta-feira iniciam as aulas preparatórias para o exame.
Nesta primeira fase do projeto, duas turmas serão abertas para atender a população em geral e uma específica para os funcionários das unidades de saúde.  O ‘Universidade Cidadã’ tem como proposta principal oferecer ensino de qualidade para um público anteriormente desprovido de oportunidades. Dessa forma, a iniciativa possibilita a capacitação científica, por meio de aulas teóricas, de pessoas de todas as idades para o exame. O programa prioriza vagas para público de baixa renda e mulheres chefes de família desempregadas, além de considerar critérios de raça e gênero na seleção dos alunos.
As aulas serão ministradas três vezes por semana em dois horários: das 14h às 18h e das 18h15 às 22h15. A capacitação para o público em geral será realizada na Maternidade Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro Anjo da Guarda. Já as aulas para os profissionais das unidades de saúde acontecerão no auditório da Maternidade Marly Sarney, na Avenida Jerônimo de Albuquerque.
Benefícios do curso
Entre outras vantagens do projeto, destacam-se os recursos oferecidos para o ensino durante as aulas: todos os participantes receberão apostilas exclusivas, com as questões das últimas cinco provas do Enem comentadas por professores e terão acesso à plataforma digital Geekie, que contém vídeos, simulados, exercícios e aulas curtas e expositivas das matérias do Ensino Médio cobradas no exame.
O sistema também gera relatórios de desempenho e pode ser acessado por meio de um aplicativo para celular. “Com essa proposta de projeto pedagógico híbrido, nós aprovamos em vestibulares seis entre 10 alunos de escolas públicas por meio do Enem e do Prouni, com apenas dois meses de curso em 2015”, contou Diego Zuculin, um dos fundadores da Noctuam Ensino, ao destacar a possibilidade de os alunos obterem descontos em cursos do Ensino Superior por meio de programas de incentivo do governo federal que exigem bons resultados na edição deste ano do Enem.
Os professores do ‘Universidade Cidadã’ também ministrarão palestras mensais sobre temas que incluem apresentação de casos de ex-alunos já atuantes no mercado de trabalho e que tiveram história de vida semelhante a dos participantes do curso.
Outro ponto forte do projeto serão as visitas a universidades em São Luís para possibilitar aos alunos conhecer o ambiente acadêmico que os espera, além dos simulados abertos, que proporcionam a todos os interessados em participar do Enem a chance de testar seus conhecimentos nas disciplinas exigidas no exame.

Entre 11 de agosto e 4 de novembro serão ministradas 150 horas presenciais de curso, além de palestras motivacionais, visitas a universidades, simulados e 300 horas de conteúdo online. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com o Instituto Acqua pelo telefone (98) 3190-5188.

Nenhum comentário:

Postar um comentário