quinta-feira, 2 de março de 2017

Nenhum homicídio registrado nos circuitos do carnaval na capital maranhense



A Secretaria de Segurança Pública (SSP), juntamente com o Comando Geral da Polícia Militar apresentaram, em coletiva na manhã desta quinta-feira (02), por volta das 9hs, no Comando Geral da Polícia Militar informações acerca do balanço das ações das forças de segurança no carnaval maranhense. De antemão, foram repassados dados significativos que apontam redução nos crimes de homicídio na região metropolitana de São Luís, prisões e apreensões. Foi ressaltado que não houve registro de nenhum homicídio nos circuitos do carnaval maranhense, na capital.
Os atendimentos realizados pelas forças de segurança no Carnaval de Todos 2017, ocorreram de forma rápida nos principais pontos de concentração de público. Dentre as principais ocorrências foram destacadas as oriundas do alto consumo de bebidas alcoólicas, redundando em agressões físicas. Ações provenientes da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar foram constantes nos circuitos carnavalescos, dificultando as ações criminosas.
O Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela enfatizou o esforço conjunto das forças de segurança durante o período carnavalesco. Ressaltou, ainda, que a polícia teve um trabalho muito grande para poder controlar as multidões que percorreram o novo circuito carnavalesco, compreendendo a Passarela do Samba, a Madre de Deus e o trecho entre a Avenida Beira Mar e a Praça Maria Aragão. O secretário disse ainda, que “Com certeza, foi presenciado pelos maranhenses, um dos maiores carnavais da história do Maranhão. Foi um acerto na mudança de rumo no percurso carnavalesco. Deixamos livres não somente os hospitais do centro da cidade, mas também as empresas que estavam sendo prejudicadas pela multidão, O posicionamento das forças de segurança em locais chaves foram satisfatórios. Houve um remanejamento e otimização no sentido de garantir a segurança do cidadão na capital e no interior”, definiu o secretário de segurança Pública.
Redução nos homicídios e aumento nos procedimentos de flagrantes
Presente também na coletiva de imprensa, o Delegado Geral de Polícia Civil Lawrence Melo agradeceu a presença de todos os presentes e informou que “Decididamente, tivemos um resgate dos bons carnavais. As forças de segurança, envolvendo as policias de forma integrada reduziram os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Em 2016 foram registrados, nos quatro dias, 16 homicídios. Já em 2017 aconteceram 09, outros três casos foram registrados por lesão corporal e roubo seguido de morte. Desta forma, percebe-se uma redução de 44% dos crimes morte nos dias do carnaval.  Outro ponto fundamental, é que homicídios não foram registrados nos circuitos de carnaval da capital. Quero ressaltar também o aumento operacional dos procedimentos. Foram realizadas 65 Autos de Prisão em Flagrante, e 08 Autos de Apreensão em Flagrante. De forma geral foram apreendidos 37 armas de fogo e 18kg de entorpecentes. No tocante ao quantitativo empregado na missão do carnaval, foram 400 policiais civis distribuídos para os interiores maranhenses e 200 policiais civis foram distribuídos na região metropolitana de São Luís”, concluiu.

Por: Mauro Wagner – ASCOM/SSP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário