sábado, 11 de novembro de 2017

Os secretários do capeta

(Crônica lida no programa Redação 1290 deste sábado (11) da Rádio Timbira do Maranhão)
JM Cunha Santos


Um velho ditado afirma que “O diabo quando não vem manda o secretário”. E a expressão “Esse aí é o secretário do capeta” foi utilizada por um internauta, em comentário no meu blog, para definir a figura política do presidente Michel Temer. A matéria tratava do Decreto 9198-2017 através do qual o senhor presidente propõe privatizar a Eletrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Portos, Aeroportos, Ferrovias, Pré-Sal, enfim, vender o Brasil às multinacionais.
Isso me levou a pensar na formação da assessoria do Coisa Ruim no Brasil e no Maranhão.
Não tenho nenhuma dúvida de que o senador Edison Lobão seria o diretor do Departamento Financeiro – Setor das Trevas e das Ilegalidades. A capacidade arrecadadora desse rapaz é coisa de outro mundo. Ele está em quase todas as denúncias de delatores, da Polícia Federal e do Ministério Público no que diz respeito à arrecadação de propinas. Tem muita gordura pra queimar. É provável que nem o Geddel Vieira Lima, com seus apartamentos recheados de dinheiro público, ganhasse o cargo dele.
Nenhuma dúvida também de que seria Roberto Rocha o Secretário de Saúde de El senhor Belzebu, depois de ter combinado com a Federação de Assistência aos Municípios – FAMEM, a transferência dos recursos das emendas parlamentares para cidades do interior do estado e repatriado 90 milhões desse dinheiro para a CODEVASF onde está sendo administrado, retribuído e distribuído por um preposto ou parente seu indicado para aquele cargo federal.
É lógico que nessa assessoria diabólica estaria também o senador João Alberto, na condição, naturalmente, de presidente da Comissão de Ética do Inferno, para livrar das inconveniências da Comissão de Ética do Senado todos os queridinhos do Coisa Ruim, como já fez com Aécio Neves e outros do peito de Dom Lúcifer.
E o Chefe de Gabinete desse purgatório de desilusões secretariado por Michel Temer seria, ninguém vai pensar diferente, o ex-senador José Sarney com seu bigodão lá dentro do Congresso Nacional jurando lealdade a Luís Inácio Lula da Silva, mas trabalhando incansavelmente pela permanência do escravocrata patológico degenerado Michel Temer na Presidência da República. E instigando seus comandados, deputados federais e senadores a aprovar essa maldita Reforma Trabalhista e essa criminosa Reforma da Previdência que vem aí.
Assim, estaria formada (ou já está?) a poderosa assessoria do capeta a que o meu amigo internauta se referiu com tanto dissabor.
E que Deus nos livre de algum projeto de lei criando mais vagas nesse governo dos infernos. Certamente Andrea Murad, Hildon Rocha e Sousa Neto iam querer ir pra lá. De helicóptero, naturalmente, pra não atrasar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário