O Porto
do Itaqui deve fechar o ano com um volume próximo de 19 milhões de toneladas de
cargas movimentadas, o que equivale a mais de 12% sobre a movimentação
registrada em 2016. Se levarmos em conta somente a exportação de grãos (soja,
milho e farelo de soja), esse índice chega a mais de 71% em relação ao mesmo
período do ano passado. As operações com milho subiram 176% e a super safra da
soja representou um aumento de 55% no escoamento desse grão pelo Itaqui.
A
projeção é chegar ao fim de 2017 com 8,2 milhões de toneladas de grãos
movimentadas, sendo 6,2 milhões de toneladas somente de soja. Houve, ainda em
junho, recorde histórico de movimentação do grão em um único mês, com 1.150.776
toneladas movimentadas. A produtividade também atingiu recorde, com 65 mil
toneladas de grãos em 24h no pico da safra enquanto o tempo de espera dos
navios se manteve baixo em relação ao volume de carga movimentada, com 31 horas
em média.
“Este foi
um ano de recuperação de cargas, principalmente do agronegócio, tão importante
para o Maranhão e para toda a região Centro-Norte do país. Muitas obras foram
realizadas, tanto no Porto do Itaqui, para atender demandas de segurança e
produtividade, quanto para atender os passageiros nos terminais de ferryboat.
Foi também um ano desafiador no cenário econômico brasileiro de incertezas, mas
mantivemos a rentabilidade preservada, o que faz do Itaqui um porto
sustentável, capaz de manter o seu programa de investimentos”, avalia o
presidente da EMAP, Ted Lago.
Os
números são positivos também nas cargas importadas. A movimentação de etanol
subiu 225%, as operações com arroz registraram aumento de 93%, a escória e
clínquer de cimento foi 29% maior e as cargas de fertilizante e de combustíveis
para o mercado interno tiveram movimentação 11% maior no comparativo com 2016.
Com base
em controles sistemáticos da gestão orçamentária, a EMAP – Empresa Maranhense
de Administração Portuária, gestora do Porto do Itaqui, atravessou 2017
buscando garantir um bom nível rentabilidade no negócio, geração de caixa
e a execução dos investimentos necessários ao momento de crescimento que vive.
A
eficiência da gestão resultou em R$ 54,5 milhões de lucro e margem Ebitda de
42,0% no resultado acumulado em Nov/17. “Com foco na racionalidade dos
gastos e otimização de receitas, estamos mantendo as condições para a
permanente expansão e modernização das nossas atividades”, afirma o presidente.
Canteiro
de obras
O ano de
2017 marcou o pico da temporada de obras iniciadas em 2016, com desembolso
total de R$ 40 milhões em recursos próprios. São serviços de infraestrutura,
tecnologia, segurança e ampliação previstos no Plano de Investimentos anunciado
pelo governador Flávio Dino em janeiro de 2016.
De 2015
para cá a EMAP investiu R$ 160 milhões em obras de modernização da
infraestrutura portuária e serviços de melhorias, além de reformas e
manutenção. Somente o custo para prover serviços e manter a infraestrutura
portuária dentro da área do porto organizado e terminais externos nesse período
chegou aos R$ 42 milhões.
Foram
finalizadas e entregues pelo governador a nova unidade de segurança do Terminal
de Ferryboat da Ponta da Espera e, no Itaqui, o novo sistema de iluminação da
área primária, melhoria no Pátio de Regulação de Carretas e nova estrutura de
controle de acesso com a construção de portaria avançada, pavimentação dos
pátios de contêineres e a primeira fase de revitalização do sistema de combate
a incêndio (do Berço 104 ao 108) e construção de barreiras de contenção dos
berços 100 ao 108.
Também
foram concluídas as obras complementares para operacionalização do Berço 108,
que incluem sistema de esgotamento sanitário, de iluminação e de defensas. O
novo berço deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2018.
A segunda
etapa do sistema de combate a incêndio, que abrange os berços 100 a 103, será
concluída em 2018, quando também será entregue o novo Terminal do Cujupe, que
fecha o ano com 40% dos trabalhos concluídos. Nos dois últimos meses do ano a
obra está concentrada na execução do Terminal de Passageiros, Terminal
Rodoviário, Alojamento e Posto da Policia Militar (PM Box).
Entre os
investimentos privados, o destaque do ano foi a prorrogação antecipada dos
contratos de arrendamento do Tequimar (Terminal Químico de Aratu) por mais 25
anos, até 2049, o que amplia a capacidade de movimentação de derivados de
petróleo no Itaqui, uma carga importante que é responsável por grande parte do
ICMS arrecadado no Maranhão.
No valor
total de R$ 145,7 milhões, a ampliação do terminal representa um aumento da
capacidade em 48 mil metros cúbicos, que somados à capacidade de 55,2 mil m³ já
existentes, totalizarão 103,2 mil m³ de granéis líquidos. O projeto deve gerar
mais de 400 empregos diretos só na obra e outros 1.200 empregos indiretos. As
obras foram iniciadas em setembro e a operação deve começar em dezembro 2018.
Tecnologia
e inovação
O ano de
2017 representou um salto tecnológico nas operações do Porto do Itaqui. Foi
entregue pelo governador Flávio Dino em setembro a nova estrutura do Centro de
Controle Operacional, que deu a largada para uma série de modernizações em
andamento, com implantação de um novo sistema de operação de terminais que atua
no controle da movimentação e programação de navios, novo sistema de rádios
digitais e do sistema de identificação automática de navios (AIS), que será
utilizado para o monitoramento em tempo real das áreas de fundeio e canais de
acesso aquaviário ao porto.
Entre as
tecnologias que serão incorporadas estão o acesso por biometria, automação de
portarias e balanças e a instalação de rádios digitais em estações fixas e
móveis, ampliando a área de cobertura, controle de acesso de veículos por RFID
(identificação por radiofrequência). O novo sistema otimiza as operações no
Porto do Itaqui com redução de documentos impressos, de tempo e de recursos,
acessos mais seguros e aumento de receita. Também tem capacidade para integrar
os processos e a gestão de terminais logísticos com foco na operação.
Responsabilidade
socioambiental
As ações
de responsabilidade social da EMAP em 2017 foram voltadas à promoção da
educação em sua área de entorno. Dentro desse propósito é que foi formalizado
um termo de cooperação técnica com o Centro Vocacional Estaleiro Escola com o
objetivo de valorizar e recuperar a profissão do operário naval e proporcionar
treinamento para alunos do curso técnico em Logística Portuária. Por meio desse
termo a empresa oferece seis vagas de estágio remunerado por semestre. Até o
final deste ano 12 alunos do Estaleiro terão concluído sua capacitação na EMAP.
Na área
do Cujupe a empresa vem capacitando os vendedores do terminal para oferecer
novas oportunidades para geração de renda e melhor qualidade de vida a esses
trabalhadores que ocuparão os 52 boxes no novo Terminal do Cujupe. Os
comerciantes estão sendo treinados em atendimento ao cliente, boas práticas em
manipulação de alimentos, empreendedorismo, associativismo e gestão financeira.
Mercado
externo
Ásia e
Oriente Médio foram alvo de várias missões promissoras para prospecção de novos
negócios pelo Porto do Itaqui neste ano. Entre as principais estão a Missão
Ásia – Investimentos em Portos Brasileiros, realizada pelo Governo Federal na
China (Xangai e Hong Kong) e em Singapura; e o seminário Oportunidade de
Negócios e Investimentos no Agronegócio do Estado do Tocantins, em Tóquio, no
Japão. Nessas ocasiões o Itaqui foi apresentado como porto público preferencial
do Arco Norte do país, com capacidade de atrair novos investimentos para o
Maranhão.
A
retomada das operações com gado vivo foi tema de reunião com a Câmara de
Comércio Árabe-Brasileira. Os embarques devem ser retomados em 2018, de acordo
com as tratativas, que envolveram representantes das secretarias estaduais de
Agricultura (Sagrima), Indústria e Comércio (Sedinc), municipal de Articulação
Institucional, da Federação das Indústrias do Maranhão, Associação dos
Criadores do Maranhão e de empresas de logística, serviços, operadoras
portuárias, agências marítimas, criadores, entre outros.
O que vem
por aí
Serão
anunciados ainda neste ano os editais para a instalação de sistema elétrico e
recuperação estrutural dos berços que, juntos, somam mais de R$ 45 milhões. E
até 2018 serão cerca de R$ 255 milhões, divididos entre investimentos da EMAP e
recursos federais. “O plano é tornar o Porto do Itaqui cada vez mais eficiente,
gerando condições para exportar ao menor custo, o que o torna mais competitivo
e consolida sua liderança no Arco Norte do Brasil”, afirma Ted Lago.
Dentro
desse prazo está prevista a realização de dois grandes projetos: um terminal de
cargas gerais, para operações com celulose, e um terminal de fertilizantes – do
programa de licitação do Governo Federal.
Em
setembro foi aberto o processo de licitação para construção de um novo berço no
Itaqui, que será a maior obra do Governo do Maranhão em volume de recursos,
realizada 100% com caixa próprio da Autoridade Portuária e deve gerar cerca de
300 empregos diretos e 150 indiretos. Obras desse porte normalmente são
realizadas com recursos federais e ou da iniciativa privada.
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