sábado, 20 de outubro de 2018

Governador Flávio Dino entrega ônibus escolares a 11 municípios e reforça política de apoio à educação



Entrega dos veículos às prefeituras foi realizada no Palácio dos Leões 
(Foto: Karlos Geromy)
Como forma de estruturar a educação nos municípios e criar condições adequadas de aprendizagem, estudantes da rede municipal de ensino de 11 cidades foram beneficiados com a entrega de ônibus escolares realizada, nesta sexta-feira (19), pelo governador Flávio Dino. Com os 11 veículos escolares entregues, já são 91 ônibus e duas lanchas escolares doados pelo Governo do Maranhão às prefeituras afim de garantir o transporte seguro dos estudantes.
“O Programa Escola Digna abrange várias iniciativas, entre as quais esta: de apoiar as redes municipais em regime de colaboração. Temos feito, por exemplo, formação de professores. E outra iniciativa em parceria é de prover meios adequados e dignos para o transporte escolar”, declarou Flávio Dino.


A entrega dos ônibus faz parte do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Estado do Maranhão (Peate/MA), aprovado na atual gestão, que pretende assegurar acesso aos meios de transporte e transferir recursos financeiros diretamente aos municípios para que realizem o transporte escolar de alunos. Flávio Dino adiantou que mais 19 ônibus escolares serão entregues até o fim do ano.
“Teremos outras entregas. É um programa permanente e vamos, ainda neste ano, celebrar o Pacto Estadual pela Aprendizagem com as redes municipais, para que nós intensifiquemos ainda mais, no ano vindouro, essas parcerias entre a rede estadual e as redes municipais, para que na próxima mensuração do IDEB nós tenhamos um resultado ainda melhor”, defendeu o governador.
Até agora já foram entregues 91 novos ônibus e duas lanchas escolares para transporte de estudantes em diversas regiões do estado. Nesta etapa receberam os novos transportes as prefeituras dos municípios de: Axixá, Brejo, Duque Bacelar, Gonçalves Dias, Lago da Pedra, Montes Altos, Olho D’Agua das Cunhãs, Penalva, Presidente Juscelino, Santa Luzia do Paruá, e Viana.
“Essa é mais uma demonstração do compromisso do governador com a educação e apoio aos municípios. Nosso objetivo, em parceria com as prefeituras municipais, é garantir uma aprendizagem adequada para todos os estudantes do Maranhão. E, para isso, precisamos garantir o acesso e permanência desses estudantes nas escolas. Agradeço, em nome do governador Flávio Dino e do Governo do Maranhão, a parceria que temos recebido de todas as prefeituras”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Os novos transportes escolares, que foram adquiridos com recursos do Tesouro Estadual, são equipados com assentos reservados, com cintos de segurança de 4 pontos. Os veículos possuem acessibilidade e transportam, confortavelmente, 44 passageiros sentados garantindo maior segurança para quem tem qualquer tipo de dificuldade de locomoção.
Para Sônia Campos, prefeita de Axixá – município em que mais de 500 estudantes serão beneficiados com o novo transporte escolar –, o ônibus trará inúmeros benefícios para a classe estudantil axixaense, como mais conforto e mais segurança, o que também ajudará na educação.

“Isso demonstra o comprometimento do governador Flávio Dino com o nosso município de Axixá e com todo o Maranhão, porque a educação é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de um país, de um município e de uma comunidade. Axixá está muito feliz pelo reconhecimento da importância que é esse transporte para o nosso município”, declarou Sônia Campos.
No município de Lago da Pedra mais de 720 estudantes, de diversos povoados, serão beneficiados com o novo transporte escolar.
“Os benefícios do ônibus são muitos, porque o transporte é fundamental, indispensável. E eu só tenho a agradecer ao governador Flávio Dino por essa parceria feita com responsabilidade, preocupação e determinação em querer fazer o melhor pela nossa cidade, pelo nosso Maranhão. Esse ônibus maravilhoso vai servir muito para os nossos alunos. Enfim, para melhorar a vida das pessoas, dando mais dignidade, mais oportunidade para a transformação que é levar cidadania para todos”, disse Laercio Arruda, prefeito de Lago da Pedra.
Laercio Arruda destacou que esta é apenas mais uma das parcerias da prefeitura municipal de Lago da Pedra com o Governo do Maranhão, que perpassa pelas melhorias em educação e já contempla as áreas de infraestrutura asfáltica, saneamento básico e saúde.
“Através do Governo do Estado, nós temos hoje poços artesianos, ganhamos 30 km em estrada vicinal, mais 15 km de asfalto, temos parceria na operação tapa buracos, temos um Viva Cidadão, um restaurante popular, que serve bem a comunidade, dando oportunidades para as pessoas mais carentes terem uma alimentação de qualidade a baixo custo, temos o hospital praticamente concluído, a MA que liga Lago da Pedra a Lagoa Grande e que praticamente também já está concluída, dentre tantas outras coisas”, concluiu o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário