quarta-feira, 7 de novembro de 2018

A revitalização do Centro Histórico de São Luís


O Centro Histórico de São Luís ganha, assim, uma outra face, sem mais as rugas deixadas pelo tempo.

JM Cunha Santos


E eis que São Luís concentra o maior acervo arquitetônico colonial do país, com cerca de 3 mil casarões. É uma cidade histórica dentro da História, Patrimônio Mundial da Humanidade que receberá um presente que está a merecer a décadas: a revitalização do Centro Histórico, fruto de uma parceria que por muito tempo se fará inolvidável entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – Iphan-MA, com direito a reordenamento de diversos espaços e maior interação social.
O Instituto, representado pela presidente Kátia Bogéa e pelo superintendente Maurício Itapary e a Prefeitura de São Luís, na pessoa do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, estão de parabéns pela oportunidade desse resgate que atende a uma singular expectativa dos maranhenses. Pelo que possa representar em termos de incremento turístico, desenvolvimento do comércio, lazer e concretização de uma esperança que se arrastou através dos séculos.
O investimento de R$ 50 milhões está permitindo a requalificação de logradouros de valor cultural inestimável para todos os maranhenses, como a Praça do Panteon, Praça Deodoro, Alamedas Silva Maia e Gomes de Castro, Praça Pedro II e Largo do Carmo. O Centro Histórico de São Luís ganha, assim, uma outra face, sem mais as rugas deixadas pelo tempo, tornando-se ainda mais atrativa para turistas de todos os matizes, para os brasileiros encantados e orgulhosos com a beleza arquitetônica e a diversidade cultural que faz desta uma das cidades mais cortejadas do Brasil.
Um exemplo: a Praça Deodoro, que recebe nova drenagem e tratamento sanitário, colocação de novos calçamentos, mobiliários e iluminação, fiação subterrânea e dutos de passagem de fibra ótica, banheiros públicos e sinalização, entre outros serviços.
Outro exemplo: a Rua Osvaldo Cruz ou Rua Grande, cujas redes subterrâneas de eletricidade estão sendo recuperadas e recebe drenagem profunda e esgotamento sanitário, novo conjunto de postes metálicos com iluminação a led, fiação elétrica subterrânea, pavimentação com piso de granito nas laterais e blocos na área central. E ganharemos assim um shopping a céu aberto num dos maiores símbolos arquitetônicos do Maranhão.
E se histórica é a cidade, histórico também é esse conjunto de obras que coloca São Luís no foco de todos os turismos, todas as atrações, todas as conquistas de um Patrimônio Mundial da Humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário