Iniciada pelo Partido dos Trabalhadores, a campanha
para indicar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Prêmio Nobel da Paz
em 2019 conta com o apoio do ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel,
contemplado com a honraria em 1980. Esquivel está reunindo assinaturas, na
página do Comitê Norueguês do Nobel, para oficializar a candidatura até 31 de
janeiro do ano que vem. Cerca de 400 mil pessoas já aderiram à campanha desde
2017.
O estatuto da Fundação Nobel valida uma candidatura
para o Prêmio Nobel da Paz a partir da assinatura de membros de assembleias
nacionais e governos nacionais de estados soberanos e chefes de Estado.
Professores universitários, reitores e diretores de universidades; também podem
assinar assim como pessoas que já receberam o Nobel da Paz.
Para Esquivel e os demais apoiadores, Lula foi
um lutador incansável contra a fome e a pobreza e sua trajetória o transformou
em um líder mundial pela paz e pela dignidade humana. O economista Luiz Carlos
Bresser-Pereira, ex-ministro de José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, já
assinou o formulário e enfatiza a política de relações exteriores do governo
Lula.
– Faça a indicação, eu já fiz a minha, não há
tempo a perder na luta contra a fome. Devemos proteger os mais vulneráveis e
reconhecer aqueles que dão tudo, inclusive sua liberdade, para construir a Paz
– escreveu Adolfo no site Change.org onde tem divulgado
a campanha.
Do Portal Vermelho, com agências

Nenhum comentário:
Postar um comentário