quinta-feira, 22 de novembro de 2018

“Não feche os olhos” – Começa dia 25 a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

12 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil. Em 2017, foram 4.473 homicídios dolosos, sendo 946 feminicídios...

JM Cunha Santos

 Deputada Valéria Macedo

Sem dúvidas há neste mundo pessoas que gostam de maltratar, matar e fazer sofrer. No mundo moderno, infelizmente, a Mulher é uma das principais vítimas desses bárbaros algozes. Doze mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil. Em 2017 foram 4.473 homicídios dolosos, sendo 946 feminicídios – crimes de ódio motivados pela condição de gênero.

O Brasil ocupa a sétima posição em matéria de violência contra a mulher, entre 83 países, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

Abraçando essa causa, a Assembleia Legislativa do Maranhão, através de parceria entre a Procuradoria da Mulher e o GEDEMA, adotou o slogan “Não feche os olhos”, conforme informação da deputada Valéria Macedo. A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher uniu-se nesse propósito ao Dia Nacional da Consciência Negra, posto que o número de assassinatos de mulheres negras cresceu 54 % entre 2003 e 2013, enquanto o número de assassinatos de mulheres brancas reduziu em 10 %, dados também fornecidos em discurso pela deputada Valéria Macedo.

Oficialmente, a campanha se inicia no dia 25 de novembro, Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher e encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. E informa Valéria Macedo que à campanha o Brasil já recebeu a adesão de mais de 60 países.

O governo do Estado criou, na Secretaria de Segurança Pública, o Departamento de Feminicídio e a Patrulha Maria da Penha, grupo institucional que combate o feminicídio e do qual fazem parte a Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto de Perícias, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Secretaria da Mulher e a Casa da Mulher Brasileira, esta criada com muita dificuldade no Maranhão, segundo a deputada. Além disso, foram inauguradas mais delegacias da mulher, tudo na tentativa de reduzir no Estado essa macabra estatística de horror e violência.

Autora do projeto de lei que criou na Assembleia a Procuradoria da Mulher, Valéria Macedo noticiou, em seu discurso, 38 casos de feminicídio no Maranhão somente este ano.
Ela também agradeceu ao presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, a atenção dada à Procuradoria da Mulher que é “A grande e especial novidade do Poder Legislativo no combate à violência contra a mulher”, frisou.
E só podemos pedir: sendo homem ou mulher “Não feche os olhos”, denuncie. É preciso, de uma vez por todas, por um fim a essa tão desumana e covarde carnificina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário