sábado, 16 de fevereiro de 2019

Ameaças da Reforma da Previdência aos trabalhadores




Três fatores principais devem estar preocupando os trabalhadores brasileiros com relação à Reforma da Previdência que, segundo previsões, desembarca na Câmara Federal até a próxima quarta-feira.
Um deles diz respeito à paridade, isto é, se o governo vai manter a extensão dos reajustes salariais dos servidores da ativa para os inativos. Esta seria, inclusive, uma preocupação de muitos governadores que temem que a paridade coloque em risco as contas dos estados.
O outro fator é a aposentadoria integral dos servidores, via de regra ameaçada por redutores criados pelas cabeças econômicas que elaboram a Reforma da Previdência. Obviamente que os servidores são contra a redução dos benefícios e muitos deles começaram a preparar processos de aposentadoria visando encerrar suas carreiras antes da reforma.
Não nos parece justo que depois de trabalhar e contribuir com o regime previdenciário por tantos anos, depois de velhos, quando crescem as despesas com a saúde, os planos de saúde são mais caros e até necessitam de alimentação especial, os trabalhadores tenham seus salários reduzidos.
Uma novidade que ameaça surgir nessa nova proposta de Reforma da Previdência é o regime de capitalização. Por este regime, quem entrar no mercado de trabalho agora passará a poupar dinheiro em uma conta individual para pagar pela própria aposentadoria. O problema com esse regime é que o dinheiro das contribuições sai do INSS e passa para o mercado financeiro, deixando os beneficiários atuais desamparados e obrigando o governo a buscar alguma forma de compensação.

Um comentário:

  1. Sou escritor e editor de livros que retratam trajetórias pessoais, familiares e corporativas.
    Posso desenvolver o trabalho no próprio local ou à distância com agilidade e custo atrativo, englobando planejamento, entrevistas, fotos, textos, capa, revisão, diagramação e finalização.
    A proposta é indicada inclusive para pessoas idosas, em tratamento médico, com dificuldade de locomoção etc. Assim vão eternizar suas histórias da melhor forma,
    como referência para familiares, amigos e todas as gerações.
    Tenho 38 anos de experiência que poderá ser melhor conhecida em https://www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
    Para ver exemplos de livros que escrevi, solicite pelo Zap 19 99217-7849
    Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos.
    Obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger

    ResponderExcluir