sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Maranhão se destaca na desburocratização dos processos para abertura de novas empresas




Facilitar a abertura de novos negócios para estimular o empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento econômico do estado é o principal objetivo da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), que desde 2015 tem alcançado resultados expressivos na desburocratização dos processos para a formalização de novas empresas. Em 2019, as conquistas da instituição se somam aos esforços da política do Governo do Estado na promoção de iniciativas que atraem o empresariado e mais investimentos para o Maranhão.
“Cumprimos uma das nossas principais metas, que trata da simplificação do registro empresarial. Nesse contexto, a implantação da RedeSim, em todo Maranhão, é uma estratégia fundamental”, ressalta o presidente da Jucema, Sérgio Sombra.
De acordo com o presidente, a ampliação das unidades do órgão proporcionou um melhor ambiente de negócios, dinamizou os atendimentos e “fez com que os serviços de registro empresarial chegassem o mais próximo possível dos empresários maranhenses, dando suporte aos empreendedores no desenvolvimento econômico do estado”.
O trabalho de desburocratização do processo de registro mercantil no Maranhão teve início em 2015, com as prioridades definidas pelo governador Flávio Dino que permitiram que a Jucema se tornasse referência com a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), e no desenvolvimento de estratégias para integrar com rapidez os municípios maranhenses ao sistema batizado como Empresa Fácil.

Os bons resultados começaram a surgir ainda em 2015, com um aumento de 5,46% no número de empresas abertas em relação ao ano anterior. A partir de então, a Jucema vem investindo na modernização dos processos, no oferecimento de oportunidades de capacitação da equipe e no trabalho integrado com os diversos órgãos da gestão pública e da área de negócios. Em 2019, foram mais de setenta ações de capacitação, incluindo oficinas, treinamentos e também o debate de ideias por meio de seminários, agregando valor e conhecimento a mais de cinco mil empreendedores.
A entidade comemora a consolidação da Jucema 100% digital e a integração de todos os órgãos de registro empresarial. Houve o aumento da formalização de negócios com mais de 290 mil empresas ativas. O tempo de abertura de empresas, que em 2014 chegava a levar até 90 dias, atualmente foi reduzido para, no máximo, seis horas.
“Com essa modernização que promovemos, ganhou-se total agilidade neste procedimento e, hoje, o empreendedor tem seu negócio formalizado no mesmo dia. Um avanço importante para o empresário maranhense”, reitera Sérgio Sombra.
Ainda como parte do plano de modernização, atualmente todos os processos podem ser feitos de forma on-line, a exemplo da emissão de alvarás e licenças – 89% de todos os processos da Jucema já são totalmente eletrônicos. A melhoria no atendimento, por meio do whatsapp, call center da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), chat on-line e consultoria presencial são outros avanços que marcaram este ano.
Foram lançados dois novos serviços, sendo a possibilidade de consulta gratuita dos dados das empresas cadastradas na Jucema; e também acesso a dados estatísticos do perfil empresarial dos municípios, de forma on-line. Pelos resultados na desburocratização, a instituição ocupa o quarto lugar no ranking nacional da Receita Federal. O levantamento da Receita é feito com todas as juntas comerciais do Brasil.
O presidente do órgão enfatiza que “a principal estratégia tem sido focar em alternativas que ofereçam aos empreendedores um registro empresarial moderno, simplificado, seguro e dinâmico”, e que isso vem sendo alcançado com êxito.

2 comentários:

  1. Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman atualmente em Oklahoma EUA. Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês sobre como consegui um empréstimo de US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando perdi minha casa e meus pertences devido ao saque bancário que levei para compensar algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então, fiquei tão desesperada e comecei a procurar fundos de qualquer maneira. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de empréstimos, fiquei interessada, embora estivesse com medo de ser enganada, fui compelida pela minha situação e não tive escolha senão procurar aconselhamento do meu amigo sobre essa mesma empresa entrar em contato com eles realmente me fez duvidar devido à minha experiência anterior com credores on-line, mal conhecia essa empresa '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido de grande ajuda para mim e para alguns dos meus colegas e hoje sou uma O orgulhoso proprietário de negócios e responsabilidades bem organizados é bem tratado, graças a esta empresa de empréstimos por colocar o sorriso no meu rosto novamente. Então, se você realmente precisa de um empréstimo para expandir ou iniciar seu próprio negócio ou em qualquer forma de dificuldade financeira, eu recomendo que você dê hoje à elegantloanfirm a oportunidade de elevação financeira do seu negócio hoje ... entre em contato através do. .. {Email:} Elegantloanfirm@hotmail.com ... não é vítima de fraude on-line em nome da obtenção de um empréstimo. obrigado

    ResponderExcluir
  2. real testimony and good news !!!

    My name is Mohammad, I just received my loan and has been transferred to my bank account, a few days ago I applied to the Dangote Loan Company through Lady Jane (Ladyjanealice@gmail.com), I asked Lady Jane about the Dangote Loan Company's requirements and Jane told me that if I had all the requirements that my loan would be transferred to me without delay

    And believe me now because my Rp11 billion loan with an interest rate of 2% for my Coal Mining business has just been approved and transferred to my account, this is a dream to come, I promise Lady Jane that I will tell the world is this true? and I will tell the world now because this is true

    You don't need to pay registration fees, license fees, comply with the Dangote Loan Company and you will get your loan

    for more details contact me via email: mahammadismali234@gmail.com and contact Dangote Loan Company for your loan now via email Dangotegrouploandepartment@gmail.com

    ResponderExcluir